quinta-feira, setembro 27, 2007

Postais ilustrados do Museu da Chapelaria


Postais ilustrados do Museu da Chapelaria pela mão e imaginação dos seus visitantes

Neste domingo, 30 de Setembro, há uma oficina de postais ilustrados no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, destinada ao público em geral. A ideia é convidar cada participante a escolher, na exposição permanente, uma máquina, ferramenta, fotografia ou chapéu, realizando depois um desenho ou texto ilustrativo do artigo seleccionado.

Os trabalhos poderão posteriormente vir a ser incluídos numa colecção de postais que marcará as Jornadas Europeias do Património, a que o Museu da Chapelaria se associa ao longo do fim de semana (28, 29 e 30 de Setembro), com diversas iniciativas.

Visitas bilingues
O programa começa já esta sexta-feira com visitas guiadas aos espaços de exposição – em francês e inglês –, bem como às reservas do Museu. Em ambos os casos, solicita-se marcação prévia, estando a actividade disponível ao longo do dia.

No sábado, nas actividades especiais incluem-se duas oficinas: às 11 horas, “À descoberta do feltro” (para jovens e crianças a partir dos 8 anos) e, às 15 horas, “A construir a minha cidade” (público em geral, famílias). Às 17 horas, é tempo para estar “À conversa com os chapeleiros” (Público em geral).


Património em diálogo
A oficina de postais ilustrados, no domingo às 10h30, encerra a programação especial do Museu da Chapelaria a propósito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património em Diálogo”.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

1 comentário:

Artes Plásticas - FLANKUS disse...

Nesta multidão, globinerente, e em grande velocidade as composição convivem em ininterruptos apuros, prescrevendo de cada um o aperfeiçoamento das capacidades mais complexa do ser sensível.
A metamorfose.