quarta-feira, setembro 19, 2007

projectos escolares

O Museu da Chapelaria preparou para o ano lectivo que agora começa, e no âmbito do Projecto Educativo Municipal, três projectos a que as escolas do concelho se poderão candidatar.
Cada um destes projectos destina-se a diferentes anos lectivos tendo por isso objectivos pedagógicos adequados às faixas etárias em questão.
Os projectos são "A Árvore dos Chapéus", "Lembrar o Passado" e "A minha escola adopta uma máquina", que apresentamos resumidamente a seguir.


A ÁRVORE DOS CHAPÉUS




Visando promover o estudo do chapéu e dos seus usos sociais e culturais e estimular uma atitude ambientalmente responsável através da reciclagem de materiais, o Museu da Chapelaria propõe aos alunos do 1º e 2º ciclo, o desenvolvimento do projecto “A ÁRVORE DOS… CHAPÉUS”.
Partindo da colecção de chapéus existente no Museu da Chapelaria, pretende-se que os alunos sejam capazes de construir o seu próprio chapéu com o recurso a diversos materiais que são utilizados quotidianamente.
Posteriormente esses chapéus serão utilizados como decoração da árvore de Natal do Museu que estará disponível ao público ao longo de toda a época natalícia.


LEMBRAR O PASSADO


Dando continuidade às acções desenvolvidas no ano transacto, o Programa “Lembrar o passado”, divide-se em dois projectos diferentes, dirigidos aos alunos do 1º ciclo:
- Projecto “Como viviam os meus avós” e “Como brincavam os meus avós”, dirigidos aos alunos do 1º e 2º anos do 1º ciclo;
- Projecto “História da Industrialização e História do Chapéu”, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo.
Em ambos os casos, o objectivo é ir ao encontro dos conteúdos programáticos estabelecidos para o 1º ciclo, trabalhando com maior incidência as questões da memória colectiva local e inserindo as crianças no seu contexto social, económico e familiar.
Espera-se com os dois projectos promover,
- Contactos e laços inter-geracionais;
- A descoberta do passado da cidade associado às memórias da família.
Os projectos culminarão com a realização de duas exposições colectivas de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e professores




A MINHA ESCOLA ADOPTA UMA MÁQUINA



O projecto “A minha escola adopta uma máquina” é dirigido aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, dividindo-se em duas acções:
- ACÇÃO 1: conservação preventiva e restauro
- Acção 2: projecto de electromecânica
As escolas poderão escolher um destes projectos em função dos seus próprios objectivos pedagógicos e dos cursos em vigor.
O objectivo do projecto passa por desenvolver uma relação de afectividade e responsabilidade para com o património local, nomeadamente, o de natureza industrial.


Para mais informações ou para solicitar a ficha de inscrição poderá contactar o Museu da Chapelaria ou o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Ie.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I thought I'd post to let you know.
The design and style look great though! Hope you
get the problem solved soon. Many thanks

Also visit my webpage - followers buy twitter
my site: twitter buy followers