Exposições para alugar

Saiba aqui que exposições temos disponíveis para itinerância.
OS CHAPÉUS DOS MEUS HERÓIS
Da Banda Desenhada, ao cinema e à televisão, muitos são os heróis e os vilões que fizeram do chapéu a sua imagem de marca e, mais do que isso, fizeram associar ao chapéu que usam diversas características de personalidade e forma de estar na vida! Compreender esses personagens através dos seus chapéus é o objetivo desta exposição que apresenta belíssimas réplicas dos mais conhecidos personagens do mundo dos desenhos animados!
A VIRTUOSA SECRETÁRIA DO SR. CALOUSTE GULBENKIAN
Esta exposição é um tributo a Maria Helena Knott ou Miss Knott como gostava de ser conhecida.
Esta exposição apresenta alguns dos mais belíssimos chapéus, vestidos e outros acessórios de moda que Miss Knott utilizou em diversos momentos profissionais ou sociais enquanto secretária do Sr. Calouste Gulbenkian.
Integrados actualmente no espólio do Museu da Chapelaria, todos estes extraordinários objectos foram gentilmente doados por Lisa Thompson e Patrick Thompson, familiares de Maria Helena Knott.
CHAPÉUS DE TODO O MUNDO
Se ao gosto da viagem for aliado o gosto pela história, pela cultura e pelo prazer da descoberta, corremos o risco de querer trazer connosco um pouco de todos esses lugares que nos são diferentes mas que, no fundo, não são mais do um de “nós” em outro contexto cultural.
A exposição “Chapéus de todo o Mundo” é o resultado visível de muitas dessas viagens e da generosidade desses viajantes que ofereceram ao Museu o chapéu que compraram em diversas partes do Mundo.
Representar simbolicamente a cultura de determinado País através de um chapéu de referência é o desafio desta exposição, que propõe aos seus visitantes o confronto com o Outro, com as especificidades sociais e culturais que ajudam a construir múltiplas identidades, levando o visitante a reflectir acerca da riqueza humana que agrega e consolida os povos.
TOUCADOS E CERIMÓNIAS
Os toucados tiveram sempre grande protagonismo nas cerimónias mais tradicionais, como os casamentos, e foram usados como acessório de charme. Hoje em dia, contudo, já não é preciso ser princesa ou ir a um casamento para se usar livre e diariamente este acessório retro. Enfeitados com penas, joias ou flores, os toucados são cada vez mais usados pelas ‘fashionistas’ que cultivam a moda retro.
OS CRIADORES NACIONAIS E OS SEUS CHAPÉUS
Diversos criadores nacionais têm vindo a introduzir nas suas coleções de prêt à porter ou alta-costura, o chapéu como acessório de moda. Esta exposição apresenta alguns dos mais belos chapéus produzidos recentemente por diversos designers portugueses e que desfilaram em lugar cimeiro nas passarelas do mundo inteiro.

Sem comentários: