segunda-feira, setembro 24, 2007

de passagem. encontros de movimento e imagem


O Museu da Chapelaria organiza, em parceria com as formadoras Helena Oliveira e Vanessa Rodrigues, no próximo dia 14 de Outubro, um inédito workshop de Dança e Fotografia intitulado “DE PASSAGEM – ENCONTROS DE MOVIMENTO E IMAGEM”, destinado a maiores de 15 anos.
A inscrição é feita no museu da chapelaria (por telefone 256 201 680 ou por mail museu.chapelaria@gmail,com) e custa €3,50/pessoa.
Os participantes poderão escolher o horário das 10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00.
Para mais informações, por favor, contacte o Museu da Chapelaria.


SINOPSE
Através da dança e da fotografia, pretende-se dar a conhecer o Museu de uma outra perspectiva, fazendo os participantes apropriarem-se do espaço de uma forma não convencional, subvertendo o seu uso e fugindo a movimentos previsíveis. Os vários momentos serão captados por uma fotógrafa que participará igualmente na aula. A prática fotográfica poderá ser levada a cabo por qualquer aluno, sendo que será disponibilizada uma máquina para esse efeito. A intenção é deixar que o participante se expresse livremente.
Posteriormente, será realizada uma mostra fotográfica no Museu, com o material recolhido, também esta numa perspectiva não convencional.

AS FORMADORAS
Helena Oliveira, 27 anos, licenciada em Educação Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, residente em S. João da Madeira. Amante da dança e movimento, sempre se dedicou a essa área participando em diversos cursos e ateliers.
Fez parte do grupo de Teatro de Trás-os-Monte e Alto Douro (TUTRA) e participou em inúmeros workshops de dança contemporânea. Fundou o Núcleo de Dança “Colo do Pé” na Escola EB2,3/S Padre Martins Capela Em Terras de Bouro, onde estagiou em 2005. É professora de dança contemporânea desde 2001 na Associação Desportiva Sanjoanense. Durante esse período, participou e organizou os saraus anuais.

Vanessa Rodrigues, 24 anos, licenciada em Sociologia pela Universidade de Letras da Universidade do Porto. Participou na organização de diversos eventos, nomeadamente, debates multidisciplinares e ciclos de cinema. Fotógrafa auto-didacta, participou em diversos eventos fotográficos, tendo ganho o primeiro prémio dos concursos de Fotografia “Natureza em Ambiente Urbano – Pólis Ermesinde” e “Novos Talentos Worten 2007”. Aluna do curso de dança contemporânea do Centro de Formação do Ballet Teatro. Actualmente é bolseira de investigação sociológica na área do insucesso escolar.

A SESSÃO
Na prática, este workshop é uma aula de dança onde se vai criar, experimentar, ultrapassar, fundir, romper, humanizar, quebrar, manipular, sentir o espaço. A sessão tem a duração de três horas.
Componentes aparentemente insignificantes, como paredes, chão, escadas, cantos ou janelas, tornar-se-ão elementos interessantes de criação de situações de improvisação.
A sessão terá a seguinte estrutura:
- Esclarecimento inicial, dando a conhecer os objectivos do workshop;
- Aquecimento cardiovascular e articular;
- Exploração do tema;
- Retorno à calma;
- Conclusão, conversa final e troca de feedbacks.

Sem comentários: