domingo, maio 11, 2014

Dia Internacional dos Museus | Museus: as coleções criam conexões

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu, para celebrar o Dia Internacional dos Museus 2014, a temática “Museus: as coleções criam conexões”
Este tema pretende relembrar a sociedade que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos e a estimular a aproximação afectiva e cognitiva entre diferentes visitantes, gerações e culturas de todo o mundo. Neste sentido, os museus são instituições que preservam e comunicam o passado. No entanto, alicerçam-se firmemente no presente das suas comunidades. Na sua essência, são um elo entre as gerações, pois permitem que as gerações presentes e futuras melhor compreendam as suas origens e história.
Na qualidade de importantes contadores de histórias da herança cultural de uma comunidade e da memória coletiva, os museus contribuem fortemente para o desenvolvimento da sociedade através da ligação dos visitantes a diferentes tipos de coleções.
Atendendo à temática proposta, o Museu da Chapelaria elaborou um programa cultural que pretende colocar em evidência as coleções que preserva e as ligações que estas podem estabelecer entre o passado, o presente e o futuro das nossas comunidades.
Brevemente divulgaremos toda a programação para este fim de semana aqui e na nossa página do facebook | www.facebook.com/pages/Museu-da-Chapelaria |

Sem comentários: