domingo, outubro 11, 2015

MOMENTOS DAS INAUGURAÇÕES | 10 DE OUTUBRO

Integrando as comemorações do 10º aniversário do Museu da Chapelaria e as comemorações da Elevação Concelhia, foram inauguradas três novas exposições.
Desde ontem que os visitantes do Museu da Chapelaria são surpreendidos por dois novos núcleos expositivos permanentes que contam uma parte da história da cidade através da história de vida de dois homens.
António José de Oliveira Júnior e Manoel Vieira Araújo dedicaram a sua vida à indústria chapeleira mas também ao desenvolvimento económico, social e cultural da sua cidade, quer enquanto políticos quer enquanto beneméritos.
Ainda no âmbito destas celebrações foi inaugurada a última exposição temporária do ano. Intitulada “ Volta ao Mundo em Muitos Chapéus” esta exposição insere-se no contexto temático de 2015 que revisitou algumas das mais importantes doações ou depósitos de colecções de chapéus, pondo em evidência não apenas a generosidade daqueles que têm colaborado e ajudado o Museu a ampliar, em quantidade e qualidade, o seu acervo, como também, a investigação que daqui tem resultado e que permitiu perceber melhor o verdadeiro papel social e cultural deste acervo.
Nesta exposição, e pela primeira vez, o Museu da Chapelaria apresenta duas coleções privadas, uma de Daniel Serra Vaz e a segunda de Manuel António de Morais de Pinho, relacionando-as com a diversidade cultural, social e identitária dos países que representam.
Estas inaugurações contaram com a presença habitual do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Doutor Ricardo Figueiredo e a sua comitiva e, com a presença especial do Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, o Doutor João Almeida.
A todos os que estiveram presentes, um Muito Obrigado, por reconhecerem todo o trabalho da equipa do Museu da Chapelaria.

Ficam aqui algumas fotografias desses momentos. 
Pode ver as restantes fotos aqui.







Sem comentários: