segunda-feira, outubro 19, 2015

A Volta ao mundo em muitos chapéus - exploração pedagógica


Está patente, até Fevereiro de 2016, a nova exposição temporária do Museu da Chapelaria intitulada "A volta ao mundo em muitos chapéus".

Esta exposição permite fazer uma grande viagem cultural e social até aos cinco continentes do Mundo levando o visitante a entrar em contacto com a maravilhosa diversidade cultural que constitui a Humanidade e que é, verdadeiramente, o seu maior património. Enquanto objeto cultural, o chapéu é um importante símbolo desta diversidade cultural porque nele estão contidos os mais diversos códigos sociais, culturais e religiosos. Com esta exposição, pretendemos levar o visitante a refletir acerca da riqueza humana. Conhecer e compreender os traços distintivos de cada povo é o primeiro passo no sentido do respeito pela diversidade das culturas, no sentido da tolerância, do diálogo e da solidariedade entre os povos.


Sendo uma exposição de relevante interesse em termos curriculares, o Museu da Chapelaria preparou um conjunto de atividades especificamente para o público escolar (visitas temáticas, debates e oficinas criativas).

Estas atividades, juntamente com os próprios conteúdos da exposição permitem explorar, de forma lúdica e atrativa, diversos conteúdos curriculares, nomeadamente, nas seguintes áreas:

Área do Conhecimento do Mundo (Pré-escolar)
Estudo do meio e formação cívica (1º ciclo)
História e Geografia de Portugal
Educação Visual (2º e 3º ciclo)
Geografia
História
Antropologia
História da Cultura e das Artes (ensino secundário)


Para solicitar o dossier pedagógico da exposição ou agendar a atividade pretendida, por favor, entre em contacto com o Serviço Educativo do Museu pelos telefones 256 201 680/2 ou através do e-mail museu.chapelaria@gmail.com.

Sem comentários: