O Projecto Educativo Municipal do Museu da Chapelaria chegou ao fim.
Ao longo de todo o ano lectivo de 2010-2011, foram várias as escolas de São João da Madeira que participaram neste projecto: ao todo, mais de 500 alunos, distribuídos por 25 turmas.
Em exposição, até ao próximo dia 14 de Junho, encontram-se, no espaço do Serviço Educativo do Museu, os trabalhos finais realizados no âmbito dos projectos “A minha cidade tem história”, “O chapéu. Acessório indispensável” e “Os Chapéus dos meus Heróis”.
Visando estimular a investigação e o saber, o projecto “A minha cidade tem história” assumiu-se como complementar aos programas académicos dos alunos e visou ser um instrumento de trabalho, em sala de aula, para explorar as temáticas de carácter local, levando os participantes a descobrirem a história da sua cidade através da história da industrialização sanjoanense.
“O chapéu. Acessório indispensável” assentou numa visita orientada onde se fez uma abordagem histórica do acessório de moda mais usado entre os séculos XVII e XX. O objectivo foi perceber o papel do chapéu na sociedade e a sua evolução enquanto símbolo da identificação social.
Partindo das visitas orientadas à exposição “Os Chapéus dos meus Heróis”, pretendeu-se compreender as mais diversas personagens de Banda Desenhada através dos seus chapéus, apresentados sob a forma de belíssimas réplicas.
Em exposição, até ao próximo dia 14 de Junho, encontram-se, no espaço do Serviço Educativo do Museu, os trabalhos finais realizados no âmbito dos projectos “A minha cidade tem história”, “O chapéu. Acessório indispensável” e “Os Chapéus dos meus Heróis”.
Visando estimular a investigação e o saber, o projecto “A minha cidade tem história” assumiu-se como complementar aos programas académicos dos alunos e visou ser um instrumento de trabalho, em sala de aula, para explorar as temáticas de carácter local, levando os participantes a descobrirem a história da sua cidade através da história da industrialização sanjoanense.
“O chapéu. Acessório indispensável” assentou numa visita orientada onde se fez uma abordagem histórica do acessório de moda mais usado entre os séculos XVII e XX. O objectivo foi perceber o papel do chapéu na sociedade e a sua evolução enquanto símbolo da identificação social.
Partindo das visitas orientadas à exposição “Os Chapéus dos meus Heróis”, pretendeu-se compreender as mais diversas personagens de Banda Desenhada através dos seus chapéus, apresentados sob a forma de belíssimas réplicas.
Foram, ainda, exploradas visitas orientadas ao museu, subordinadas ao tema “A Evolução dos Materiais”, onde, ligando as artes e as técnicas do fabrico, o museu apresentou a evolução das tecnologias no processo de fabrico do feltro, salientando os perigos e as dificuldade do processo manual contrapondo com o processo industrial.
Outro dos temas explorados nas visitas orientadas ao museu foi “A Ciência vive no Museu”, onde, através dos diferentes utensílios de medição dos processos de tingimento, de feltragem, ou de acabamento do feltro, o Museu explorou, de forma lúdica, diversas técnicas artesanais contrapondo-as com as mais actuais.
Realizaram-se, também, Visitas Orientadas ao Museu no âmbito da “Musealização da Indústria”, que tiveram como objectivo perceber as opções museológicas empregues no restauro dos materiais em exposição no Museu, consciencializando o público escolar para as questões da preservação e conservação do património industrial, bem como para a importância dos procedimentos básicos em conservação e restauro.
Ficam aqui algumas imagens:
Outro dos temas explorados nas visitas orientadas ao museu foi “A Ciência vive no Museu”, onde, através dos diferentes utensílios de medição dos processos de tingimento, de feltragem, ou de acabamento do feltro, o Museu explorou, de forma lúdica, diversas técnicas artesanais contrapondo-as com as mais actuais.
Realizaram-se, também, Visitas Orientadas ao Museu no âmbito da “Musealização da Indústria”, que tiveram como objectivo perceber as opções museológicas empregues no restauro dos materiais em exposição no Museu, consciencializando o público escolar para as questões da preservação e conservação do património industrial, bem como para a importância dos procedimentos básicos em conservação e restauro.
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