sexta-feira, junho 10, 2011

Doações ao Museu



Ao longo deste primeiro semestre de 2011, o Museu da Chapelaria recebeu várias doações de chapéus.

Lislotte e Patrick Thompson entenderam que o Museu da Chapelaria, seria o local ideal para guardar e mostrar os excepcionais chapéus que a madame Maria Helena Knott, secretária do senhor Calouste Gulbenkian, adquiriu ao longo das suas 80 e muitas primaveras, e que usou em diversos momentos sociais.

A senhora dona Maria Margarida Negrais de Matos teve a bondade de doar um belíssimo chapéu de coco, pertencente ao seu pai.

Recebemos, também, uma preciosa doação da senhora dona Maria Palmira Fino, da qual constam vinte e quatro chapéus de senhora singulares, em feltro e palha sintética, uma boina em lã merino, um lindíssimo aplique em forma de pétalas de flor, com fita preta e, ainda, um chapéu de homem, modelo clássico, em palha sintética.

O senhor Fernando da Silva Gomes presenteou-nos com oito chapéus distintos, bem como com material publicitário da EICHAP e da Sanjo, datado da época exercia a sua actividade de agente de vendas na empresa.

A senhora dona Maria Paula Calisto generosamente doou uma linda caixa de chapéus da “Ofélia Chapéus”, um extraordinário chapéu de senhora, em palha, com pormenores em veludo preto e, um invulgar chapéu de senhora, em tecido a formar pétalas de flor.

O Museu da Chapelaria sente-se cada vez mais responsável pelo trabalho que tem vindo a desenvolver com estas peças tão preciosas. São estas doações que ajudam a conservar e complementar a história de uma indústria, de costumes e tradições, que importa compreender.

Aproveitamos para reiterar os nossos agradecimentos a todas as pessoas que até hoje doaram chapéus ao Museu da Chapelaria.

Sem comentários: