terça-feira, fevereiro 23, 2010

Viarco. Duas exposições. Duas visões

Em Fevereiro inicia-se uma nova temporada de exposições temporárias no Museu da Chapelaria, subordinada ao tema MARCAS DE IDENTIDADE.

Ao longo de 2010 o Museu da Chapelaria vai realizar um conjunto de exposições que visam analisar a identidade industrial do Concelho de S. João da Madeira através de três grandes MARCAS que cunharam não só a história da Cidade como também a do próprio País.
A iniciar este ciclo serão inauguradas, no próximo dia 27 de Fevereiro, sábado, pelas 16h30, duas exposições dedicadas à Viarco, única empresa de lápis em Portugal, intituladas "Viarco. O Desenho de uma indústria" e "Viarco Express. Um século. Dez Lápis. Cem Desenhos"


VIARCO. O desenho de uma indústria

Patente de 27 de Fevereiro a 09 de Maio, na sala de exposições temporárias do Museu.
O fabrico de lápis em Portugal remonta ao longínquo ano de 1907 mas a História da VIARCO começa de facto a ser contada quando, em 1931, Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria decide adquirir a Fábrica Portuguesa de Lápis, registando, em 1936, a marca VIARCO.
Os lápis VIARCO passaram assim a estar presentes na vida de gerações e gerações de portugueses, sendo, actualmente, a única fábrica de lápis portuguesa.
Viajar por esta História e pelo secreto mundo dos lápis é o desafio desta exposição que estará patente até ao dia 09 de Maio de 2010, no Museu da Chapelaria.


VIARCO EXPRESS. Um século. Dez lápis. Cem desenhos.

Patente de 27 de Fevereiro a 17 de Abril, na torre da OLIVA.

De uma regra simples:

artista convida artista. um lápis testemunho passa de mão em mão desenhando relações de cumplicidade e proximidade.

"Um Século. Dez Lápis. Cem Desenhos" é uma complexa exposição de Desenho que inclui diversas gerações e as mais variadas expressões da arte contemporânea em Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Os lápis VIARCO passarão assim a estar presentes na vida de gerações e gerações de portugueses (...)"
Não quereriam dizer "passaram"?

Museu da Chapelaria disse...

É evidente que sim.
Foi um lapso nosso.
Obrigada pela chamada de atenção!