quinta-feira, maio 05, 2016

Os museus e as Paisagens Culturais | Dia Internacional dos Museus

Em maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus.

O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente, através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

No contexto desta celebração, entre 07 e 21 de maio, o Museu da Chapelaria tem preparadas várias iniciativas, desde visitas temáticas até à inauguração de novas exposições, workshops e espetáculos.


PROGRAMA



07 DE MAIO | 10H ÀS 18H | WORKSHOP STREET PHOTOGRAPHY

Atendendo à temática do Dia Internacional dos Museus, as Paisagens Culturais, o Museu da Chapelaria propõe a realização de um workshop dedicado à Street Photography.
Street Photography foi um estilo desenvolvido por fotógrafos durante as décadas de 30 e 40, entre eles Henri Cartier-Bresson, graças ao aparecimento de câmaras mais pequenas, leves e compactas. Neste workshop são abordadas as técnicas de aproximação a culturas e modos de vida diferentes, a invisibilidade do fotógrafo, a composição em camadas, o planeamento e processo de estudo prévio dos locais e culturas a fotografar, a aproximação a um transeunte e a sua relação com o fotógrafo, a leitura de uma fotografia, os processos de leitura instintiva, os factores que contribuem para que uma fotografia seja uma obra de arte. É também abordada a obra dos grandes fotógrafos que se notabilizaram nesta área como Cartier-Bresson (Europa e Oriente), Steve Mccurry (Oriente), Joel Meyerowitz (Estados Unidos), Alex Webb (Turquia e América Latina), David Alan Harvey (América Latina), Garry Winogrand (Estados Unidos).
A formação está a cargo de Tiago Garcia, fotógrafo profissional.




14 DE MAIO | 09H30-13H00 | VISITA “PAISAGENS CULTURAIS”

Venha descobrir o passado de S. João da Madeira caminhando ao longo das ruas e ruelas da cidade (visita comentada).
O território está impregnado de marcas do passado. Ruínas de velhas chaminés e fábricas, casas e palacetes, ruas e ruelas são hoje as cicatrizes desse passado que foi construído laboriosamente por homens e mulheres ao longo de todo o século XX. Esta caminhada levará os visitantes a uma grande viagem ao passado de S. João da Madeira desvendando alguns dos momentos mais importantes da história do concelho e dos seus protagonistas.
(visita gratuita | número máximo de participantes: 50 | inscrições até 12 de Maio pelo email museu.chapelaria@gmail.com | A visita será realizada a pé, sugerindo-se que os visitantes tragam calçado confortável)

09h30 – registo de visitantes (Museu da Chapelaria)
10h- uma cidade de chapéus – visita temática ao museu da chapelaria
10h40 – uma cidade de brasileiros - visita ao Palacete da Quinta de António Pinto de Oliveira, ao Palacete da Quinta do Rei da Farinha, ao Palacete da Quinta dos Condes e Escola dos Condes, a Capela de Santo António, aos Paços do Concelho (atualmente Paços da Cultura)
12h00 – visita à Sala Memória

Estas visitas repetem-se entre 17 e 20 de Maio, em dois horários diferentes (11h e 15h). As inscrições deverão ser feitas até ao dia 12 de maio através do email museu.chapelaria@gmail.com (visitas gratuitas).




14 DE MAIO | 16H00 | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA”

Atuação do Coro de Câmara de S. João da Madeira e inauguração da exposição “UILLA SANCTO IOANNE QUE DICENT DE MATEIRA
Em 1088 surge, pela primeira vez, em fontes escritas, a referência à “Uilla sancto ioanne que dicent de mateira”. Sob administração da Vila da Feira, primeiro, e mais tarde, de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira registará, a partir de meados do século XIX, um intenso desenvolvimento. A ambição dos sanjoanenses levará à criação de um grande movimento social que culminará na sua independência administrativa em 1926.
No ano em que se comemora o 90º aniversário da emancipação de S. João da Madeira, o Museu da Chapelaria apresenta os momentos históricos mais relevantes e os rostos dos homens e mulheres que ao longo deste período contribuíram para aquele acontecimento histórico.




21 DE MAIO | 20H -23H | NOITE DOS MUSEUS | JANTAR TEMÁTICO NO RESTAURANTE FÁBRICA DOS SENTIDOS

A Noite dos Museus começa com um jantar temático no Restaurante Fábrica dos Sentidos.
Para beneficiar de 10% de desconto todos os comensais deverão usar um chapéu. As reservas de mesa para o jantar deverão ser feitas através dos telefones 256 413 193 ou 914 563 021, ou pelo email geral@fabricadossentidos.pt


21 DE MAIO | 22H00 | NOITE DOS MUSEUS | O ÚLTIMO TURNO DOS UNHAS NEGRAS

O Museu da Chapelaria volta a abrir as suas portas ao “O Último Turno”, uma iniciativa que assinala a Noite dos Museus.
Este ano propomos que venha descobrir o que aconteceu a Gonçalo Pimpão, Gervásio Baptista e ao seu filho doente, a Tomás e Palmira e tantos outros personagens que povoam o romance “Unhas Negras” de João da Silva Correia.
A reconstruir estas histórias estarão atores de diversos grupos de teatro da cidade que uma vez mais se juntam a esta iniciativa: A Bem Dizer, Anim’art, Aproj, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe.
O espetáculo decorre ao ar livre, nas traseiras do Museu da Chapelaria e a entrada é gratuita.

Sem comentários: