quarta-feira, maio 25, 2016

No passado sábado, Noite dos Museus, mais de 200 pessoas assistiram ao espetáculo “O Último Turno dos Unhas Negras”
Inspirado no romance de João da Silva Correia, este espetáculo contou com a participação de 35 atores dos grupos A Bem Dizer, Anim’art, Associação É Bom Viver, Cultura Viva, Tepas, TOJ e Troupe encenados por Artur Perestrelo, Cristina Marques, Rosa Silva e Teresa Soares.
Em palco esteve também o tocador de concertina Fernando Costa Ribeiro, do Grupo de Concertinas e Acordeões da Associação Cultural de Romariz.
Juntos deram vida às emblemáticas personagens criadas por João da Silva Correia, ajudando o Museu da Chapelaria a concretizar um sonho antigo, o de levar a palco o romance “Unhas Negras” que é um dos nossos patrimónios literários mais relevantes.
Por essa razão o Museu da Chapelaria e o Município de S. João da Madeira estão profundamente gratos a cada um dos participantes, pelo seu empenho e grande generosidade.

De resto, a Noite dos Museus foi, do ponto de vista do Museu da Chapelaria, o momento mais alto das celebrações do Dia Internacional dos Museus não apenas porque o livro encenado é parte do nosso património cultural e reflete uma importante parte da nossa história, como também pelo facto dos grupos de teatro terem desenvolvido um extraordinário trabalho na construção dos personagens, dando vida a sentimentos e a emoções tão profundas.

A todos os que participaram diretamente na construção deste espetáculo e a todos aqueles que vieram assistir, celebrando com o Museu da Chapelaria uma noite tão mágica, o nosso profundo agradecimento e reconhecimento.



















FICHA TÉCNICA
TEXTO | Suzana Menezes
A PARTIR DE | João da Silva Correia, Unhas Negras
ENCENAÇÃO | Artur Perestrelo (Associação é Bom Viver), Cristina Marques (A Bem Dizer, Anim’arte e TOJ), Rosa Silva (TEPAS) e Teresa Soares (TROUPE)
INTERPRETAÇÃO | Antonieta Oliveira, Maria Antónia Almeida, Renata Oliveira (A Bem Dizer), Carlos Silva, Helena Pinho, Nair Pinho (Associação É Bom Viver), Isidro Soares, Serafim Almeida, Susana Silva (Anim’arte), Ana Raquel Duarte, António Santos, Francisco Cardoso, Joana Matos, João Lima, Mara Martins, Marta Rosadas, Pedro Dias, Renato Barbosa, Sara Neves, Tomás Rocha, Xavier Silva (TOJ), Adriana Ferreira, Ângela Silva, Diogo Cruz, Joana Laranjeira, Júlia Costa, Luana Costa, Luís Pinho, Tiago Anjos (TROUPE)
COLABORAÇÃO MUSICAL | Fernando Costa Ribeiro, do Grupo de Concertinas e Acordeões da Associação Cultural de Romariz
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO | Joana Galhano e Tânia Reis
FIGURINOS| da responsabilidade de cada grupo de teatro
DESENHO DE LUZ E SOM | Cajó Viegas, Ricardo Leão e Sérgio Brites



Sem comentários: