quinta-feira, junho 18, 2015

10 anos com Glamour no Museu da Chapelaria

O Museu da Chapelaria comemora, a 22 de Junho de 2015, dez anos de existência.
Celebrando esta data, inauguramos, no próximo dia 20 de Junho, pelas 16h, a exposição "Do Glamour à Minissaia. A Moda de 50 e 60".
A inauguração contará ainda com a performance do grupo de dança do Centro de Cultura e Desporto de S. João da Madeira que transportará os visitantes, através da dança e da música, até aos anos 50 e 60 do século passado.
Com esta exposição apresentam-se alguns dos mais extraordinários exemplares de chapéus da coleção em depósito do Museu Nacional do Traje, propondo-se ao visitante uma viagem única pelo glamour dos anos 50 e pela irreverência dos anos 60. Mais do que falar de chapéus procura-se entender o tempo em que estes foram usados. Entre o início da década de 50 e o fim da década de 60, profundas mudanças sociais e culturais alteraram de forma irreversível a sociedade e, porque a moda é filha do seu tempo, também esta refletiu, qual espelho, o impacto de todas essas mudanças.
SOBRE O DEPÓSITO: Este depósito, proposto pelo Museu Nacional do Traje, colocou à guarda do Museu da Chapelaria mais de 600 chapéus dos anos 50 e 60. Celebrado em 2008, este protocolo de depósito é, por um lado, exemplo de uma boa prática de colaboração entre museus portugueses e, por outro, é também exemplo da credibilidade científica e técnica do Museu da Chapelaria enquanto instituição museológica, dado que o depósito de uma coleção implica que a instituição que a acolhe tem que responder a elevados critérios de conservação preventiva, segurança, estudo e investigação e, finalmente, de capacidade de exposição.
A entrada no Museu da Chapelaria será gratuita entre os dias 20 e 22 de Junho, sendo que segunda-feira estaremos abertos em horário normal.
Por isso, convidamos todos a juntarem-se a esta festa e a celebrarem conosco dez anos de chapéus e muitas histórias.
Esperamos por si.




Sem comentários: