sábado, julho 26, 2014

O bivaque e a Mocidade Portuguesa

 
No âmbito da reforma do Ministério da Educação Nacional, de 1936, foi definida a criação de uma organização nacional e pré-militar para a juventude portuguesa, que visava o "desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação de carácter e a devoção à Pátria", intitulada Mocidade Portuguesa.
Esta organização, regulamentada pelo Decreto nº 27.301, de 4 de Dezembro de 1936, de forte componente católica, devia não só promover a educação moral, cívica e pré-militar, em harmonia com os princípios consagrados no Regimento da Junta Nacional de Educação, como também cultivar nos seus filiados a educação tradicional, incutindo na juventude os valores patrióticos e nacionalistas do Estado Novo.
O bivaque era parte integrante da farda oficial da Mocidade Portuguesa, e simbolizava o culto do dever militar, sendo proibido andar na rua sem bivaque na cabeça.
Na exposição temporária "Chapéus há muitos... na coleção do Museu" encontra-se exposto um exemplar que foi usado por Manuel Pinho em 1955, altura em que esteve filiado nesta organização nacional, tendo sido colocado em depósito no Museu da Chapelaria em 2012.
Conheça este e outros chapéus cheios de História e histórias no Museu da Chapelaria.
Aproveite este fim-de-semana para nos visitar!
Créditos da imagem: Portugal é grande, Livro de Leitura para o 1.º Ciclo dos Liceus, ilustração de Alfredo Moraes, Livraria Popular de Francisco Franco, 1937 ilustração de Alfredo Moraes para um Livro de Leitura dos Liceus (disponível aqui)

Sem comentários: