sexta-feira, julho 04, 2014

Nova exposição temporária | Chapéus há muitos... na coleção do Museu

Quando, em 2005, o Museu da Chapelaria abriu as suas portas, a coleção de chapéus do seu acervo rondaria as centenas. A maior parte desses chapéus provinham, fundamentalmente, de duas grandes fábricas, a Empresa Industrial de Chapelaria e a Viarco.
Volvidos nove anos, o Museu incorporou cerca de 3.000 chapéus, alguns em regime de depósito mas a maior parte doados por dezenas de colecionadores privados.
O vasto universo do seu acervo tem permitido, ao longo dos anos, a realização de muitas exposições temporárias que visam apresentar este acessório naquilo que ele representa social e culturalmente. Perceber as diferentes culturas do Mundo ou os universos particulares de pessoas e comunidades excecionais, através dos chapéus usados, tem sido um dos vetores principais de análise e síntese.
O acervo encontra-se organizado em diversas categorias de estudo e em sub-coleções temáticas que destacam a proveniência geográfica, os contextos de uso e as comunidades culturais que representam. A tudo isso, juntam-se as histórias de vida e as memórias das pessoas que usaram o chapéu.
Com esta exposição apresentamos, pela primeira vez, precisamente algumas dessas sub-coleções, estruturadas tematicamente por chapéus militares, religiosos, de uso profissional, de cerimónia, de designers, desportivos e de trajes populares, que permitem ao nosso visitante perceber, não apenas a dimensão, como a diversidade e complexidade do nosso acervo.

Sem comentários: