sexta-feira, maio 11, 2012

Blogue do Projeto "Eu sou a história da minha cidade"



Já está disponível on-line o blogue do Projeto HEFORE "Eu sou a História da Minha Cidade" desenvolvido,pelo Museu da Chapelaria, no âmbito do Programa Europeu Grundtvig.

Neste blogue, que encontra o link na barra superior, pode acompanhar todas as ações desenvolvidas ao longo do anos 2011 e 2012 com um grupo de pessoas sinalizadas pela Rede de Ação Social de S. João da Madeira.

Lembra-se que o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Grundtvig) tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento.

Neste sentido, o projeto do Museu da Chapelaria está a ser desenvolvido com o apoio de diversas instituições da Rede de Ação Social de S. João Madeira e intitula-se “Eu sou a História da minha cidade”. É dirigido a grupos desfavorecidos e tradicionalmente excluídos do acesso à cultura e visa promover a eliminação das barreiras culturais e sociais.

Com este projeto pretende-se criar condições adequadas para a promoção da identidade local e territorial desta comunidade evidenciando os aspetos relevantes da história local, sedimentando a coesão da comunidade através do estreitamento de laços inter-pessoais entre os autóctones e também promovendo a integração de ‘residentes forasteiros’ ou mesmo de grupos marginalizados.

Liderado pelo Museu da Chapelaria, este projecto inclui ainda a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura/Arquivo Municipal.

Sem comentários: