quinta-feira, junho 05, 2008

Nova colecção de chapéus


O Museu da Chapelaria acaba de receber uma preciosa doação de 12 chapéus que reportam a um período entre os anos 30 e 60 do século passado. Entre eles encontra-se uma cartola da Chapelaria Baptista premiada na Grande Exposição Universal em 1934 no Palácio de Cristal, no Porto, e um chapéu de senhora Cristian Dior.

A doação foi feita pela Senhora Dona Maria Isabel da Silva Duarte Dias Oliveira, viúva de Benjamim António Oliveira Valente, neto do ilustre sanjoanense e fundador da Empresa Industrial de Chapelaria, António Oliveira Júnior.

A Senhora Dona Maria Isabel, natural de S. João da Madeira, entendeu que o Museu da Chapelaria seria o melhor local para guardar e mostrar os chapéus que, tal como a sua sogra, a Senhora Dona Palmira Oliveira Júnior, chegou a usar em diversos momentos sociais.

Os chapéus, bem como nove caixas de protecção, encontram-se em bom estado de conservação. O Museu da Chapelaria orgulha-se de receber esta doação, bem como todas as outras que já recebeu, pois ajudam-nos a conservar a história de uma indústria, de costumes e tradições que importa compreender.
Aproveitamos para reiterar os nossos agradecimentos à Senhora Dona Maria Isabel e a todas as pessoas que doaram chapéus ao Museu da Chapelaria.

1 comentário:

Santelmo disse...

Os meus parabéns a estas Senhoras que quiseram doar tão valiosas peças ,para que se perpetue a memória dos nossos usos e costumes e para que este museu seja o testemunho da cultura antropológica do nosso país.
Bem hajam, minhas Senhoras .