quinta-feira, janeiro 11, 2007

Chapéus há muitos! A Cartola


Alguma vez viu uma Cartola inglesa de pêlo de castor?
No museu da chapelaria existe um belíssimo exemplar deste tipo de chapéu (na foto acima, com o n.º de inventário: MIC-01150-P) que eternizou figuras como o Fred Astaire ou Marlene Dietrich.

A cartola foi inventada por John Hetherington em 1797 e reza a história que a primeira vez que foi usada causou o pânico nas ruas de Londres, acabando Hetherington por ser acusado em tribunal de usar um chapéu que propositadamente pretendia assustar as pessoas.

Passado o susto, a cartola tornou-se numa referência na moda masculina, sendo habitualmente usada em situações solenes e devidamente acompanhada por um fraque.

Rainha dos chapéus, a Cartola marcará indelevelmente todo o século XIX até ser substituída, já no século XX, pelo Fedora, chapéu que, por exemplo, se tornou a imagem de marca de Humphrey Bogart.

De uma sensualidade e beleza extraordinárias, a Cartola é uma referência no quadro social dos usos e costumes, sendo que, de tão extraordinária que é, dentro dela vivem ainda os coelhos do Mágico!


Alguns famosos de Cartola
Hans Christian Andersen, escritor
Fred Astaire, actor norte-americano
Marlene Dietrich, nos filmes Blue Angel e Morocco
Duke Ellington, musico de Jazz
Abraham Lincoln, 16º presidente dos EUA
O Chapeleiro Maluco, de Alice no País das Maravilhas
O Pinguim, do filme Batman
John D. Rockefeller, magnata do petróleo
Uncle Sam (Tio Sam), EUA
Sir Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a II Guerra Mundial


Filmes
Top Hat
, 1935, com Fred Astaire e Ginger Rogers.

2 comentários:

Anónimo disse...

Existe algum padrão no comprimento das cartolas?
Tipo, tamanho pequeno, 10cm, médio 15cm e grande 20cm. Existe isso?

Obrigado.

Unknown disse...

Desde o começo do século XX, a altura está estável por volta dos 13cm, mas durante o século XIX já chegou a 20cm na primeira metade do século (como a "stovepipe" de Lincoln), diminuindo gradativamente até os anos 1920.
Hoje em dia o padrão é esse (12-13cm); algumas chapelarias oferecem mais de um tamanho, mas uma boa parte é sob encomenda ou sob medida. Sem contar que não se fazem mais chapéus de seda, que foi o padrão entre 1820-1960...