terça-feira, janeiro 07, 2014

Concurso “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…”


Já se encontra a decorrer uma nova edição do concurso escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...".

Esta iniciativa é dirigida a alunos dos ensinos básico e secundário, promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O seu objectivo é estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.
Considerando que o conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, torna-se pertinente proporcionar às escolas e aos museus uma oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação neste domínio.

O concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela DGPC.
Os trabalhos premiados apresentados a concurso serão objeto de avaliação por um júri e de apresentação final em exposição num museu ou palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou num monumento tutelado pela DGPC.

A entrega dos trabalhos (portfólios contendo os trabalhos para apreciação) deverá ocorrer nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou até ao dia 4 de abril de 2014. 
A primeira fase de avaliação dos trabalhos será efetuada pelos serviços educativos dos museus, palácios ou monumentos e decorrerá de 7 a 11 de abril.
A avaliação dos trabalhos pelo Júri Nacional decorrerá entre os dias 21 e 30 de abril, sendo que a divulgação dos resultados decorrerá a partir do dia 2 maio nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
A Entrega de Prémios e Exposição dos Trabalhos Premiados decorrerá num museu ou palácio tutelado pela DGPC, a indicar, no dia 22 de maio de 2014.

Consulte o regulamento aqui.

Sem comentários: