quarta-feira, dezembro 04, 2013

reunião de trabalho traz a S. João da Madeira especialista em Organizações Sociais da Cultura

Amanhã, dia 05 de dezembro, o Museu da Chapelaria promove, em parceria com os Museus de Setúbal, uma reunião de trabalho entre os diretores dos museus da zona norte e centro e Luiz Fernando Mizukami, especialista em património museológico integrado, atualmente, no corpo técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo e na Comissão de Avaliação de Projetos do programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

Luiz Mizukami esteve envolvido num processo de reorganização museológica inovador em muitos pontos de vista e que reflete uma nova forma de gestão oriunda da reforma administrativa do Estado.
Intitulado Organizações Sociais de Cultura no Estado de São Paulo, este processo permitiu transformar organizações estatais em organizações de direito privado, mas públicas, e cuja gestão é compartilhada entre o poder público e a sociedade civil através de uma entidade qualificada. 

Em 2005, a Pinacoteca do Estado de São Paulo foi o primeiro museu a adotar este novo processo de gestão e, neste momento, todos os museus da Secretaria de Estado da Cultura encontram-se sob a administração deste novo tipo de gestão. 

Refira-se ainda que esta reunião de trabalho é uma consequência direta das IV Jornadas de Museologia dedicadas às questões da economia criativa, durante as quais foram abordadas várias questões relacionadas com o papel e os modelos de gestão de museus neste novo contexto social e económico que vivemos.




SOBRE LUIZ FERNANDO MIZUKAMI
Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Especialista em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Sedes Sapientiae, especialista em direito da cultura, lazer e entretenimento e mestrando do Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo.
Desde 2007 está na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, actuando na Unidade de Preservação do Património Museológico (UPPM). De 2009 a 2011 foi Diretor do Grupo de Preservação do Património Museológico, área responsável pela gestão e acompanhamento dos museus vinculados à Secretaria de Cultura. Atualmente integra o corpo técnico do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo e a Comissão de Avaliação de Projetos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

Sem comentários: