sexta-feira, maio 03, 2013

18 DE MAIO | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS




MUSEUS (MEMÓRIA + CRIATIVIDADE) = MUDANÇA SOCIAL

Maio é, tradicionalmente, o mês dos Museus e este ano o Dia Internacional dos Museus é assinalado com o tema “Museus (Memória+Criatividade) = Mudança Social”.

A riqueza do património histórico, preservado e apresentado pelos museus, juntamente com a imaginação e vitalidade que caracterizam a ação destes nos anos mais recentes, é a força maior destas instituições. Reconciliar a sua missão de conservação com a criatividade necessária para o desenvolvimento dos seus públicos é o novo desafio destas instituições, acreditando-se que as acções levadas a cabo podem construtivamente transformar a sociedade.

Para comemorar esta data tão especial, o Museu da Chapelaria propõe-lhe diversas actividades. Inscreva-se e passe um fim-de-semana diferente e divertido com toda a sua família.

Junte-se a esta grande festa!


PROGRAMAÇÃO


DE 17 A 19 DE MAIO
 

Ao longo de todo o dia
FEIRA DE DESIGN E ARTESANATO URBANO 
No contexto específico da memória e da criatividade, o Museu da Chapelaria apresenta os novos criadores que pegando no património tradicional português, o reinterpretaram produzindo novos produtos de design e artesanato urbano. Visite esta feira e adquira objectos únicos, repletos de criatividade e inovação.

17 DE MAIO

Ao longo de todo o dia, a exposição de longa duração apresentará os melhores e mais criativos chapéus, criados ao longo dos anos no âmbito das diversas actividades do serviço educativo. 


11h e 15h
VISITA ENCENADA “OS ATORES SOMOS NÓS!”

Esta visita pretende dar a conhecer as histórias mais emblemáticas da antiga Empresa Industrial de Chapelaria e os seus intervenientes mais directos: os operários e administradores. Partindo de um guião de visita pré-definido, os participantes são desafiados a serem actores e a representarem um conjunto de personagens emblemáticos, adquirindo assim um papel activo na construção da história.


18 DE MAIO

Ao longo do dia
CHAPÉUS HÁ MUITOS…MAS ESTE É NOSSO!
Partindo do património e da memória preservados no Museu e que se encontra indelevelmente associado à produção de chapéus, as associações da cidade, enquanto importantes agentes de cidadania e envolvimento comunitário, representaram criativamente o seu valor simbólico social através da construção de um grande chapéu.


Cada chapéu construído conta uma pequena parte da história da cidade, aquela que se faz pela actuação diária, perseverante e altruísta das associações e, todos os chapéus reunidos, contam a história maior do movimento associativo desta cidade. 

Ao longo de todo o dia decorrerão animações urbanas produzidas pelas próprias associações. 


16h
INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
"Tapeçarias de Portalegre. A arte tecida com obras de arte" 
"Toucados e cerimónias".

Sem comentários: