quarta-feira, abril 17, 2013

Feira de Artesanato e Design Urbano

 
No passado mês de março, decorreram as inscrições para a Feira de Artesanato e Design Urbano a realizar no Museu da Chapelaria no âmbito do Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio.

A celebração desta data é feita desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Neste dia, vários museus estão abertos gratuitamente e muitas são as atividades organizadas nos seus espaços.

Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus. Em 2013 o tema escolhido é "Museus (Memória + Criatividade) = Transformação Social".

Baseado neste tema o Museu da Chapelaria apresenta, este ano, um programa cheio de iniciativas das quais se destaca a feira de Artesanato e Design Urbano que procura explorar a relação entre memória e criatividade.

Em síntese, procuraram-se projetos que partindo de uma pesquisa às questões de memória e da identidade dos territórios, apresentassem uma interpretação renovada dessa memória sob a forma de objetos de artesanato e design urbano.

É importante ressaltar a diferença entre a simples utilização de materiais/produtos pré concebidos e o uso de materiais/produtos para reinterpretar ou reinventar a memória ou a identidade local ou nacional.

Analisadas as candidaturas, que ultrapassaram largamente a disponibilidade do espaço físico existente, houve a necessidade de se proceder a uma seleção de acordo com os seguintes critérios: Utilização do Feltro como matéria prima; 
Originalidade / Criatividade / Inovação / Valor Acrescentado; 
Materiais reciclados; 
Memória e Identidade.

As candidaturas foram analisadas com base na imagem que o candidato enviou, considerando-se essa imagem como exemplo demonstrativo do projeto. Para efeitos de análise, não houve consulta a quaisquer outros instrumentos de divulgação.

Atendendo a estes critérios foram selecionados 20 projetos que vocacional e conceptualmente mais se aproximaram da intenção geral da feira.

A organização reserva-se ainda o direito, e caso haja lugar à desistência de algum destes candidatos, a convidar outro projeto para integrar esta feira.

Desde já agradece-se a todos os candidatos o interesse na Feira de Artesanato e Design Urbano.



Sem comentários: