O concurso "O chapéu mais Criativo", surge na sequência de uma parceria entre a Universidade Fernando Pessoa e o Museu da Chapelaria decorrentes do Congresso: Os Chapéus Psicológicos de Pessoa, que decorrerá nos dias 18 e 19 de Outubro na UFP, Porto.
A 15 de setembro será inaugurada, no Museu da Chapelaria, uma exposição dos chapéus mais criativos, que estará patente no Museu até ao dia 14 de outubro.
A data limite para a entrega das propostas é já no próximo dia 15 de julho.
Segue o regulamento do concurso:
REGULAMENTO
1.
NATUREZA E FINALIDADE DO CONCURSO
O concurso O Chapéu Mais Criativo insere-se no
programa artístico e social do Congresso
Nacional de Psicologia: Os Chapéus Psicológicos de Pessoa, a realizar nos
dias 18 e 19 de Outubro de 2012, na Universidade Fernando Pessoa – Porto.
Partindo do
programa científico do congresso, estruturado em seis chapéus – Fernando Pessoa
ortónimo, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares, Álvaro Campos,
heterónimo feminino a criar – a Comissão Organizadora promove este concurso com
a finalidade de explorar de modo criativo o simbolismo que o chapéu carrega, a
multiplicidade de chapéus que a orto/heteronimia pessoana sugere. Para além da
exposição na Galeria da UFP, os chapéus mais criativos serão desfilados por
manequins na Livraria Lello.
2.
PARTICIPANTES
a.
Pode participar neste concurso
qualquer pessoa, exceto profissionais ligados à moda.
b.
A participação pode ser individual
ou em equipa.
3.
NORMAS TÉCNICAS DA PROPOSTA
a.
Cada participante pode apresentar
apenas uma proposta.
b.
O chapéu deve permitir a sua
utilização, ainda que pontual.
c.
O perímetro interno do chapéu
deverá ter em conta as medidas cranianas médias da população portuguesa.
d.
A proposta, dirigida ao Concurso O Chapéu Mais Criativo – Congresso
Nacional de Psicologia, deve incluir:
- um invólucro contendo documento com nome, morada,
fotocópia do BI/CC,
contacto, e um
código de seis carateres escolhido pelo próprio.
- uma caixa com o chapéu devidamente protegido, juntamente
com documento -
impresso e em
suporte digital - com um pequeno texto de apresentação da
proposta: ideia,
materiais, e foto(s) do objeto;
todos os elementos
devem ser identificados com o código escolhido.
e.
Para além de original, a proposta
deve ser nova, não sendo aceites criações previamente apresentadas/divulgadas
por qualquer meio.
4.
LOCAL DE ENTREGA/ENVIO DA PROPOSTA
Universidade
Fernando Pessoa / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
A/C Doutora
Maria Antónia Jardim
Praça 9 de
Abril, 349 4249-004 Porto
5.
CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
a.
Originalidade
b.
Expressividade
c.
Natureza dos materiais (aprecia-se
a identidade ecológica da criação)
As decisões do
júri serão tomadas por maioria simples de votos e não serão aceites abstenções.
As decisões tomadas são soberanas e definitivas, não havendo lugar a qualquer
tipo de recurso.
6.
CONSTITUIÇÃO DO JÚRI
1
Representante da Comissão Organizadora do Congresso
1
Representante do Museu da Chapelaria
1
Representante do Centro Português de Design
1 Designer de
Moda/Estilista
1 Figurinista
7.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
- Prémios para os
três primeiros
lugares: vales de 100, 75 e 50 euros em livros das Edições UFP
- Menções honrosas
até aos dez
melhores e desfile na Livraria Lello
- Certificados
de participação para todos
os participantes
8.
DIREITOS DE PROPRIEDADE
Os trabalhos
apresentados são propriedade dos autores.
9.
CALENDÁRIO DO CONCURSO
Divulgação: Março
2012
Entrega das
propostas: até 15 Julho 2012
Avaliação das
propostas pelo júri: Setembro de 2012
Divulgação dos
resultados, com exposição e desfile dos mais criativos: 18 de Outubro de 2012
10.
INFORMAÇÕES
Os pedidos de
esclarecimento devem ser dirigidos por escrito para o email mjardim@ufp.edu.pt e serão respondidos da
mesma forma.
11.
DISPOSIÇÕES FINAIS
a.
A participação neste concurso
implica a aceitação do presente regulamento.
b.
Os trabalhos deverão ser
levantados na UFP até 30 dias após a divulgação
dos resultados.
c.
A Comissão Organizadora do concurso
não se responsabiliza por quaisquer danos ocorridos durante o transporte dos
trabalhos quando enviados por correio, nem após o final do período de
levantamento.
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