sexta-feira, maio 21, 2010

Credenciação do Museu da Chapelaria


Decorreu no passado dia 18 de Maio, em Beja, a cerimónia de credenciação do Museu da Chapelaria, presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Cultura e pelo Sr. Director do Instituto de Museus e Conservação.

A credenciação de museus, de acordo com o artigo 110º da Lei Quadro dos Museus Portugueses, consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural.

Dito de outro modo, esta credenciação representa o reconhecimento da qualidade do Museu e da qualidade do trabalho técnico, científico e cultural da instituição e tem inerente a integração do Museu da Chapelaria na Rede Portuguesa de Museus.

A Rede Portuguesa de Museus é actualmente composta por 125 museus que incluem os 28 museus e os 5 Palácios tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação, os 14 museus tutelados pelas Direcções Regionais da Cultura dos Açores e da Madeira (que integraram a RPM por protocolo) e mais 78 museus que passaram a integrar a RPM por candidatura.

O universo dos 125 museus integrados na RPM caracteriza-se pela diversidade de tutelas, de colecções, de espaços, de actividades educativas, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

Sem comentários: