terça-feira, julho 22, 2008

chapéus há muitos!


Hoje em dia, menos do que há 30 anos atrás, cruzamo-nos com gentes, conhecidas e anónimas, que em comum têm apenas o incomum, trazerem consigo um chapéu.


“Chapéus há muitos” é o título da exposição de fotografia de Carlos Jorge Monteiro (Cajó), que andou pela rua procurando esses chapéus e essas gentes que ainda hoje fazem do chapéu um parceiro.
Entre os muitos anónimos que usam chapéu, Cajó descobriu também algumas personalidades públicas que ficaram registadas para sempre: FERNANDO VALE, MARIO SOARES, FERNANDO PESSA e JAIME SOARES são algumas dessas pessoas que estarão patentes nas fotografias de Cajó.
Afinal, ainda há muitos chapéus na rua!


Exposição patente na sala de exposições temporárias do Museu da Chapelaria a partir do próximo dia 25 de Julho.

Carlos Jorge Monteiro iniciou a sua actividade de Foto-Jornalismo no jornal Primeiro de Janeiro, onde trabalhou durante vários anos, tendo no mesmo período colaborado com outros jornais e revistas.
Na década de 90, contribuiu para o relançamento do jornal As Beiras, mais tarde Diário As Beiras, onde ainda é colaborador permanente.
Actualmente, é fotógrafo freelancer e colabora com vários jornais nacionais e revistas.
Participou na elaboração do Livro de Medalhística de Cabral Antunes (fotografia) obra publicada aquando da Homenagem Nacional a este Escultor, já falecido, participando também com fotografias para outros livros.
Tem participado em exposições colectivas e individuais, com temas como “Gentes da minha Aldeia”, “Queima das Fitas”, “Rostos” e uma das últimas, com o título “Chapéus”.

Sem comentários: