Proj. HEFORE


Atividades desenvolvidas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
    
 
DIA 28 de MAIO - VISITA SERRALVES EM FESTA
O Museu da Chapelaria, tutelado pelo Município de S. João da Madeira levou no passado sábado, dia 28 de Maio, um conjunto de pessoas, habitualmente não frequentadoras de espaços culturais, ao Serralves em Festa.
Trata-se de um projecto o qual o Museu da Chapelaria programou um conjunto de actividades de inclusão social.
O projecto de S. João da Madeira, está a ser desenvolvido com o apoio de diversas instituições da Rede de Acção Social de S. João Madeira, intitula-se “Eu sou a História da minha cidade” e é dirigido a grupos desfavorecidos e tradicionalmente excluídos do acesso à cultura e visa promover a eliminação das barreiras culturais e sociais que os mantêm como públicos excluídos. 
Globalmente o projecto visa estimular a investigação em torno da história de S. João da Madeira, levando os participantes a descobrirem, para melhor compreenderem, o percurso histórico, cultural, social e económico do seu concelho, estimulando, consequentemente, o seu envolvimento afectivo com a cidade, os locais e as instituições que perpetuam a memória para as gerações vindouras. 
Serralves em Festa foi um dos pontos de passagem de grande interesse para o nosso grupo. Avaliação foi muito positiva. Prometeram voltar!

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

Os programas comunitários de educação e formação promovidos pela União Europeia (UE) visam impulsionar uma ligação directa com um número significativo dos seus cidadãos. O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida tem como objectivo geral contribuir para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento. Apoiado e completado pela acção dos Estados-Membros, destina-se a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na Comunidade, a fim de que estes passem a constituir uma referência mundial de qualidade.
O programa de acção abrange diversos subprogramas, nomeadamente, o Comenius, o Erasmus, o Leonardo da Vinci e o Grundtvig.
Atentos a esta realidade, o Museu da Chapelaria, juntamente com diversos outros parceiros europeus, promoveu o projecto intitulado HEFORE - “Heritage for Everybody” (património para todos) que visa tornar a cultura num bem acessível, sobretudo, a grupos social e culturalmente desfavorecidos apoiado pelo Programa Grundtvig.
O programa Grundtvig diz respeito a todas as formas de educação para adultos.

Visa:
- Responder ao desafio que o envelhecimento da população europeia representa no domínio da educação.
- Contribuir para oferecer aos adultos percursos com vista à melhoria dos seus conhecimentos e competências.
Os seus objectivos operacionais são:
-  Melhorar a qualidade e a acessibilidade da mobilidade, de modo a atingir 7 000 pessoas por ano, até ao final do programa.
- Melhorar a cooperação (qualidade e em termos quantitativos).
- Apoiar e encontrar possibilidades alternativas para as pessoas desfavorecidas e vulneráveis, como as pessoas idosas e as que não têm qualificações de base por terem abandonado o sistema educativo.
- Apoiar a elaboração de práticas inovadoras e sua transferência entre países.
- Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC.
- Melhorar as abordagens pedagógicas e a gestão das organizações de educação de adultos.
O programa Grundtvig pode apoiar acções como:
- A mobilidade das pessoas, incluindo a preparação, o acompanhamento e o apoio adequados.
- As “parcerias de aprendizagem Grundtvig” centradas em temas de interesse comum.
- Os projectos multilaterais destinados a melhorar os sistemas de educação de adultos através do desenvolvimento e da transferência de inovação e boas práticas.
- As “redes Grundtvig”, redes temáticas de peritos e organizações.

O Projecto HEFORE, no qual o Município de S. João da Madeira participa, pretende desenvolver uma série de instrumentos de trabalho de apoio à inclusão social e promover a formação profissional dos técnicos afectos aos serviços educativos das instituições culturais dotando-os de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de projectos de inclusão social.
O projecto de S. João da Madeira, que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos com o apoio de diversas instituições da Rede de Acção Social de S. João Madeira, intitula-se “Eu sou a História da minha cidade” e é dirigido a grupos desfavorecidos e tradicionalmente excluídos do acesso à cultura e visa promover a eliminação das barreiras culturais e sociais que os mantêm como públicos excluídos.
Com este projecto criar condições adequadas para a promoção da identidade local e territorial desta comunidade evidenciando os aspectos relevantes da história local, sedimentando a coesão da comunidade através do estreitamento de laços inter-pessoais entre os autóctones e também promovendo a integração de ‘residentes forasteiros’ ou mesmo de grupos marginalizados.
Liderado pelo Museu da Chapelaria, este projecto vai ainda incluir a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura/Arquivo Municipal.
Globalmente o projecto visa estimular a investigação em torno da história de S. João da Madeira, levando os participantes a descobrirem, para melhor compreenderem, o percurso histórico, cultural, social e económico do seu concelho, estimulando, consequentemente, o seu envolvimento afectivo com a cidade, os locais e as instituições que perpetuam a memória para as gerações vindouras.
Perspectivar o futuro de forma criativa e dinâmica e encontrar soluções empreendedoras para o futuro, implica necessariamente conhecer o passado e o percurso já realizado até ao momento e ter uma perspectiva crítica sobre essa mesma evolução.