sexta-feira, maio 30, 2008

história da chapelaria





Foi ontem inaugurada no Museu da Chapelaria a exposição “A História da Chapelaria e dos Chapéus”, realizada no âmbito do Projecto Educativo Municipal “Lembrar o Passado”.
Esta exposição reúne vários trabalhos realizados por alunos dos 3º e 4º anos das EB1 de S. João da Madeira e pelas suas famílias, que ao longo de vários meses estiveram envolvidos neste projecto. Destes trabalhos destacamos 31 desenhos de chapéus (que retratam a sua evolução ao longo da história), 16 chapéus reproduzidos em tamanho original e ainda 15 chapéus gentilmente cedidos pelos familiares das crianças inscritas.
O objectivo deste projecto é promover o estudo da história da chapelaria, indústria extraordinariamente relevante para o desenvolvimento do concelho, bem como a evolução dos chapéus ao longo dos tempos.

Nesta acção participaram as seguintes escolas:
· Centro de Educação Integral (Turmas da Prof. Isabel Dinis da Prof. Maria Manuel)
· EB1 de Carquejido (Turmas da Prof. Joana Melo e da Prof. Carla Figueiredo)
· EB1 do Espadanal (Turmas da Prof. Ana Paula e da Prof. Sandra Lopes)
· EB1 do Parrinho (Turma da Prof. Antonieta Oliveira)
· EB1 dos Ribeiros (Turma da Prof. Renata Oliveira)
· Núcleo de Ensino Estrela Guia (Turma da Prof. Cátia)

Este projecto começou por uma sessão de trabalho que teve lugar no auditório do Museu e onde foi feita uma apresentação sobre a temática em questão. Posteriormente, foi a vez do Museu ir às escolas, trabalhar na realização dos materiais a expor.

Desde já há que dizer que todas as turmas inscritas estão de parabéns!!! Os trabalhos que estão em exposição são de uma criatividade e originalidade extraordinárias.
A exposição hoje inaugurada estará patente no Serviço Educativo do Museu da Chapelaria até ao próximo dia 8 de Junho.

Sem comentários: