terça-feira, novembro 24, 2015

Ciência e Tecnologia no Museu da Chapelaria



con·for·ma·dor |ô|
(latim conformator, -oris)

adjectivo
1. Que conforma

substantivo masculino
2. Aquele que conforma
3. Aparelho de chapelaria que determina a conformação exacta da cabeça

"conformador", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/conformador [consultado em 10-11-2015].


O conformador é um instrumento de medição de precisão, utilizado na indústria da chapelaria, para fabrico de chapéus rígidos, como a cartola ou o chapéu de coco.
Criado por volta de 1843, por Ally e Ailé Maillard, chapeleiros franceses, conta-se que terá sido usado inicialmente pela Frenologia (pseudociência que estudava a estrutura do crânio para aferir a personalidade e a criminalidade de uma pessoa) mas, rapidamente, foi adaptado à chapelaria.

No escritório da antiga Empresa Industrial de Chapelaria, Lda., hoje Museu da Chapelaria, o conformador era peça indispensável tendo aferido a forma e medidas exatas da cabeça de centenas dos seus clientes mais prestigiados.

Ao colocar o conformador na cabeça do cliente, tal como se de um chapéu se tratasse, este ajustava-se automaticamente à cabeça perfurando, num pequeno pedaço de papel situado no topo, a dimensão exata da medida e do formato da cabeça.
O papel era, depois, recortado pelas perfurações e colocado no centro do formilho, ajustando-se as hastes às extremidades do papel e bloqueando-as, com a ajuda de uma chave conseguindo-se, desta forma, recriar o tamanho e o formato exato da cabeça do cliente.
Chegando o chapéu ao sector da apropriagem, o apropriagista coloca o formilho no interior da copa e trabalha o feltro com o ferro quente garantindo que aquele ganhe as mesmas dimensões da cabeça do seu futuro dono.

Legenda da imagem | Conformador, formilho e chave MIC-000521-F | molde de cabeça – MIC-0008926-D | imagem de homem com conformador retirada de http://lumberjocks.com/projects/88319 | imagem de conjunto de moldes retirado de http://www.houseofninesdesign.com/2011/04/oh-joy-my-conformateur.html

Sem comentários: