sexta-feira, outubro 10, 2014

Marcas de Memória | 11 de Outubro

Inserida no contexto do ciclo “Industrial – Uma Cidade em 30 Anos” é inaugurada amanhã, 11 de Outubro, a exposição “Marcas de Memória” que resgata a história das três principais marcas produzidas em S. João da Madeira: a Sanjo, a Oliva e a Viarco.
A exposição divide-se precisamente pelos espaços outrora produtores destas marcas, respectivamente, a Empresa Industrial de Chapelaria, actualmente, Museu da Chapelaria, a Oliva, actualmente, Oliva Creative Factory e a própria Viarco, evidenciando-se assim, também, os lugares de produção e a memória desses lugares na construção da identidade do território. Analisar a identidade industrial do Concelho através das três grandes marcas que cunharam não só a história da Cidade como também a do próprio País é, então, o objectivo último desta mostra expositiva.
A mostra subdivide-se em três exposições diferentes, a saber,
- "Sanjo, uma Marca, uma História” que recoloca dentro do edifício da Empresa Industrial de Chapelaria, hoje Museu, uma das mais importantes e reconhecidas marcas de calçado português. A sua história começa por volta de 1936, quando a Empresa Industrial de Chapelaria cria a secção da borracha, dedicando-se à produção artesanal de calçado desportivo em lona e borracha vulcanizada. Mas esta não é uma história que se esgota no fabrico de umas sapatilhas mas antes a história da vida de milhares de pessoas que calçaram ou desejaram ter calçado umas sapatilhas Sanjo...
- “Oliva. Exemplo feliz na vida industrial da nossa terra” que restaura a historia, com mais de 80 anos, daquele que foi o grande bastião da metalurgia pesada portuguesa. Esta empresa fez parte da vida de milhares de trabalhadores que, desde 1925, ajudaram a construir uma História sem paralelo que ficará para sempre associada à máquina de costura OLIVA.
- “Viarco. O Desenho de uma indústria” que apresenta a história do fabrico de lápis em Portugal, que remonta ao longínquo ano de 1907, mas, sobretudo, a história da VIARCO que começa a ser contada quando, em 1931, Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria decide adquirir a Fábrica Portuguesa de Lápis, registando, em 1936, a marca VIARCO. Os lápis VIARCO passaram a estar, desde então, presentes na vida de gerações e gerações de portugueses, sendo, actualmente, a única fábrica de lápis portuguesa.  
PROGRAMA
16h – “Sanjo, uma Marca, uma História”, no Museu da Chapelaria
17h – “Oliva. Exemplo feliz na vida industrial da nossa terra”, na Oliva Creative Factory
18h – “Viarco. O Desenho de uma indústria”, na empresa Viarco

CRÉDITOS
Exposição comissariada por Suzana Menezes
Produção e montagemCarla RelvaJoana Galhano, João Miguel Ferreira, Tânia Reis, Sara Paiva e Suzana Menezes



Sem comentários: