Decorreu ontem, no Museu da Chapelaria, a quarta conferência do
“Industrial - Uma Cidade em 30 anos”, ciclo comissariado pelo jornalista
Amilcar Correia.
“De que precisam as marcas para sobreviver?”
foi a temática desta conferência moderada por Suzana Menezes, chefe de divisão
da cultura da Câmara Municipal, e que teve como convidados Paulo Marcelo,
designer, investigador e docente no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga de
Santa Maria da
Feira e José Miguel Vieira, Administrador da empresa Viarco.
Ao longo da sessão falou-se de retro-design e
retro-marteking e de vários casos de sucesso em
Portugal. Falou-se da
Viarco e dos caminhos novos encontrados por esta empresa para conseguir impor
uma marca centenária no mercado global. Discutiu-se a cidade e a sua identidade
industrial fortemente marcada, hoje, pela tecnologia, inovação e criatividade.
Discutiu-se o futuro e os caminhos em
aberto. Mas também
os desafios que as novas empresas e marcas têm que enfrentar, sobretudo, quando
o seu mercado é, hoje em dia, tão mais concorrencial quanto global.
A próxima conferência deste ciclo decorre a 31
de Outubro, pelas 21h30, no Auditório da Escola Secundária João da Silva
Correia e intitula-se “O que é que a ciência pode fazer pelas cidades?”.
Moderada pela jornalista Joana Costa, esta conferência contará com a
participação de Fátima Martel, Nuno Cardoso Santos e Patrício Soares da Silva.
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