sábado, abril 27, 2013

PEM | Assimetrias da cidade | Sessão de cianotipia

     

No âmbito do Projeto Educativo Municipal - Assimetrias da cidade, os alunos do 10ºG da Escola Secundária Serafim Leite participaram ontem numa sessão de trabalho de cianotipia.

A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. Foi descoberta por Sir John Herschel, notável cientista, cuja atividade principal era a astronomia.
A cianotipia tem este nome porque as imagens assim produzidas apresentam-se em azul. Isto acontece pelo fato de se basear em sais de ferro. Também é conhecida como ferroprussiato ou "Blueprint".
Não é um processo para produzir negativos, mas cópias em papel. A emulsão é muito lenta. A cópia é obtida por contato com uma luz rica em UV, podendo ser a própria luz do sol. Nesse caso, a impressão pode demorar de 15 a 45 minutos, dependendo da densidade do negativo. Após o tempo de exposição, a folha de papel é lavada em água corrente por alguns minutos e, ao secar, a imagem adquire tons azuis bem saturados.

Após duas sessões, nas quais os alunos conheceram um interessante conjunto de edifícios históricos e industriais e as suas memórias, nesta terceira sessão, projetaram a sua visão criativa sobre os contornos da cidade.

Mais fotos aqui

Sem comentários: