sexta-feira, novembro 23, 2012

O chapéu de palha... no cinema







Criado em 1928 por René Clair, este filme mudo é uma adaptação da peça Un Chapeau de paille d’Italie, de 1851, escrita por Eugène Labiche e Marc Michel.
O chapéu de palha é o elemento-chave que dá continuidade à trama desta comédia de costumes.
O filme é uma sátira espirituosa onde o decoro, a mentalidade e o comportamento da sociedade burguesa se reflecte nas características hilariantes das suas personagens, como o pai da noiva a usar uns sapatos de tamanho pequeno ou o seu primo com a sua gravata sempre a cair.

Sinopse

A caminho do seu casamento com Helene, o cavalo de Fadinard come um chapéu de palha que se encontrava num arbusto perto da estrada. O chapéu pertencia a Madame De Beauperthuis que estava atrás desse mesmo arbusto com o seu amante, o Tenente Tavernier.
Tendo o chapéu sido uma oferta do seu marido, Madame De Beauperthuis viu-se impossibilitada de voltar para casa e por isso, o Tenente Tavernier vai exigir a Fadinard que o substitua por um chapéu exactamente igual, ameaçando-o caso Fadinard não o fizesse.
Fadinard tenta, quase desesperadamente, encontrar um chapéu igual dentro do pouco tempo que tem para o seu casamento mas surgem várias complicações que põem tudo em risco...

Sem comentários: