quarta-feira, maio 12, 2010

programa do dia internacional dos Museus


Maio é o mês dos Museus e por esse motivo o Museu da Chapelaria inaugura diversas exposições temporárias, realiza workshops e colóquios, desenvolve actividades especiais para as famílias e escolas, promove visitas nocturnas ao museu e caminhadas pelo património industrial do concelho.

No âmbito deste programa está já patente, na sala dos usos sociais, a mais extraordinária das exposições de chapéus.

Intitulada “Chapéus de Todo o Mundo” esta belíssima exposição reflecte, por intermédio dos diferentes formatos, materiais e adornos dos chapéus, a riqueza cultural e social de todos os povos do Mundo.

No dia 15 de Maio, às 21h00, organizamos a iniciativa “À Noite no Museu”, durante a qual decorrem workshops de Danças do Mundo e visitas nocturnas ao Museu.

A 18 de Maio, pelas 10h00 inauguramos a segunda exposição do ciclo "Marcas de Identidade" intitulada A INDÚSTRIA DO FERRO. OLIVA, UMA MARCA, UMA IDENTIDADE.

Entre 18 e 21 de Maio, em colaboração com o restaurante do Museu, teremos também uma semana gastronómica intitulada PALADARES DO MUNDO, uma viagem pelos paladares exóticos de diversos países.

A 20 de Maio, pelas 21h30, apresentamos o primeiro colóquio do ciclo “Um Chapéu pode cobrir muitas ideias... “ dedicado ao tema “O chapéu no cinema”, que contará com a presença dos realizadores Manuel Mozos e Pedro Flores, do jornalista e apresentador televisivo Mário Augusto, e ainda do professor universitário Eduardo Paz Barroso, comissário desta programação e moderador do debate.

Estas são apenas algumas sugestões de um grande programa que pretende transformar o mês de Maio numa grande festa.

Sem comentários: