terça-feira, fevereiro 02, 2010

Luísa Cabral. Uma mulher à frente do seu tempo



Começa hoje, na Sala dos Usos Sociais, a exposição "Luísa Cabral. Uma mulher à frente do seu tempo" que estará patente até ao próximo dia 28 de Fevereiro.


Luísa Reis Cabral foi costureira de chapéus durante mais de 40 anos.

Nascida em 1907, em Lisboa, no seio de uma família humilde, Luísa Cabral aprendeu muito cedo a arte da costura e com 14 anos começou como aprendiz num atelier de chapelaria situado no Chiado.

Durante os 40 anos seguintes realizou os mais diversos tipos de chapéus para todas as ocasiões, chegando a ter como clientes grande parte da elite social de Lisboa, incluindo a mãe de Pinto Balsemão e a Duquesa de Cadaval.

Luísa Reis Cabral foi uma mulher elegante e de bom gosto que procurou sempre inovar e produzir os melhores e mais actualizados modelos de chapéus.

Logo após a Segunda Grande Guerra, em 1946, viajou até Paris para se inteirar das novidades que fervilhavam na cidade das luzes e desde então, não parou de confeccionar chapéus que fossem capazes de surpreender as suas clientes.

Luísa Reis Cabral faleceu aos 102 anos de idade, em 2008, e esta exposição é um tributo a toda uma vida dedicada aos chapéus.


A não perder até ao próximo dia 28 de Fevereiro.



Créditos

Colecção doada ao Museu da Chapelaria por Jorge Reis.

Investigação Biográfica e Estudo da Colecção » Serviço de Gestão da Colecção, Pedro Malaquias

Textos: Pedro Malaquias

Montagem da exposição » Serviço de Gestão da Colecção (Pedro Malaquias) e Serviço Educativo (Alexandra Alves, Joana Galhano)

1 comentário:

Unknown disse...

Absolutamente ma-ra-vi-lho-so !