segunda-feira, maio 14, 2007

visitas temáticas ao museu

Os bastidores do museu

Pelas mãos de quem sabe


Ao longo de todo o dia 18 de Maio, e no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, serão organizadas diversas visitas guiadas temáticas.
Estas visitas, que apenas acontecem uma vez por ano, descrevem realidades e contextos que não estão disponíveis ao público em mais nenhum período do ano.

A visita “Os bastidores do Museu” leva os visitantes ao misterioso mundo dos laboratórios, das reservas visitáveis e não visitáveis do museu, espaços habitualmente vedados ao público. Ao longo da visita o público adquire o estatuto de técnico de museu e pode desenvolver algumas acções de restauro em peças que pertencem ao espólio do museu.

A visita “Pelas mãos de quem sabe” é fruto da parceria entre o Museu da Chapelaria e as três unidades de produção industrial de S. João da Madeira, a Cortadoria Nacional do Pêlo, S.A., a Fepsa, Feltros Portugueses, S.A. e a apropriagem Cirilo Moura.
Com o apoio destas fábricas e dos seus funcionários realizam-se ao longo do dia, dentro do Museu, um conjunto de demonstrações de várias fases do fabrico de um chapéu, transformando-se o Museu numa grande unidade de produção industrial.

Este é pois o momento para visitar o Museu da Chapelaria!
O agendamento das visitas deve ser realizado através do Serviço Educativo do Museu (telefone 256 201 680) até ao próximo dia 17 de Maio.

Sem comentários: