quinta-feira, maio 31, 2007

lembrar o passado


A nossa experiência do passado e as memórias que nos são transmitidas fazem
parte do nosso quotidiano. É o conjunto dessas memórias que determina a
identidade de cada um de nós.


É hoje inaugurada no Museu da Chapelaria a exposição “Lembrar o Passado”.
Esta exposição reúne cerca de 412 trabalhos realizados por alunos dos jardins-de-infância e EB1 de S. João da Madeira e pelas suas famílias, que ao longo de vários meses estiveram envolvidos no projecto com o mesmo nome.
Tendo decorrido no âmbito do Projecto Educativo Municipal, o projecto “Lembrar o Passado” teve como objectivos valorizar o passado, vivenciar o presente e qualificar o futuro das crianças participantes, aprofundando o contacto entre as crianças e os seus avós e promovendo um diálogo com o Tempo, de forma a proporcionar a criação de laços intergeracionais.
Sobretudo, foi objectivo conduzir as crianças à descoberta do passado da cidade, através daquela que é a história da sua própria família e através dos usos e costumes sociais e culturais dos seus avós.

O Projecto foi dividido em duas áreas diferentes, de acordo com as faixas etárias em questão, dando origem a dois projectos diferenciados, a saber, “Está na hora de ir trabalhar!” e “Como viviam os meus avós?”. O primeiro teve como público-alvo as crianças em idade pré-escolar e os alunos do 1.º e 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico e o segundo projecto foi dirigido aos alunos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Todos os trabalhos realizados ao longo do projecto tiveram por finalidade a organização de uma exposição, que é hoje inaugurada no Serviço Educativo do Museu da Chapelaria e que estará patente ao público até ao próximo dia 10 de Junho.

Sem comentários: