quarta-feira, maio 23, 2018

Os museus da cidade estiveram em festa

Ao longo deste mês, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado têm estado em festa.

No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, este ano dedicados ao tema "Museus hiperconetados. Novas abordagens, novos públicos", o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado propuseram, aos seus públicos, um conjunto de atividades e visitas temáticas que celebram um património comum - a indústria - que foi e, ainda, é edificador de uma comunidade, a de S. João da Madeira.

Colocando em evidência não apenas a importância da conectividade digital como, mais relevantemente, a importância e significado da conectividade social baseada nas nossas comunidades de referência, ao longo deste mês realizaram-se visitas guiadas gratuitas, conversas com antigos chapeleiros e sapateiros, um espetáculo de teatro e, até, uma Louca festa do chá... na companhia da Alice e do seu eterno amigo, o Chapeleiro Maluco.

Aqui ficam alguns destes momentos...

Todos os sábados do mês | Visitas gratuitas



18 maio | Visitas gratuitas com chapeleiros e sapateiros
Colocando em evidência as conexões humanas que alimentam os dois museus da cidade, antigas chapeleiras e sapateiros partilharam, na primeira pessoa, algumas das histórias que marcaram o seu percurso profissional.

 

19 maio | Espetáculo de teatro " O Último Turno"
O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado voltaram a abrir as suas portas para o “O Último Turno”, um espetáculo que, incidindo, no momento em que a indústria da chapelaria e a do calçado se ‘encontram’ e coincidem na história de S. João da Madera, apresentou alguns dos principais acontecimentos sociais, políticos, culturais e económicos vividos nesta terra durante as décadas de 1960 e 1970.

 
   

20 maio | Peddy Paper com Pés e Cabeça
Ao longo de toda a manhã, miudos e graudos formaram cinco equipas que se defrontaram ao longo de vários desafios e quebra-cabeças que as levou a descobrir, de forma lúdica, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado.







20 maio | Chá das 5, do Chapeleiro Maluco
Ao longo de uma tarde bem preenchida, todos os visitantes do Museu depararam-se com o estranho Chapeleiro Maluco, a sua eterna amiga Alice e uma Louca Festa do Chá das 5... que, afinal, aconteceu mesmo às 4!



Mas as festas ainda não terminaram porque no próximo sábado, dia 26 de maio, continuamos com o programa de visitas guiadas gratuitas. Já se inscreveu?

Sem comentários: