sexta-feira, março 16, 2018

CRIAR ENTRE MUNDOS. DA CABEÇA AOS PÉS


Há uma urgência, quase compulsória, no ato de criar, esse mesmo que nos faz tirar do nada um tudo. Que confere existência onde antes havia apenas vazio. Criar é produzir. É fazer nascer. Criar é, também, expurgação. É ato de aperfeiçoamento.
Assim é “criar” nos criadores que, em 2018, assomam às salas de exposições temporárias do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado. Neles, em todos eles, criar tornou-se uma premência que alimenta e, simultaneamente, confere existência.
“Criar entre mundos. Da cabeça aos pés” é então a chave conceptual da programação do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, conceito que remete, por um lado, para a multiplicidade cultural e identitária que a proveniência de cada um dos artistas convidados sugere mas também, e a esse tempo, para as múltiplas ideias, conceitos e mensagens que a obra de cada um deles expõe.
Em 2018, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado vão receber 4 novos designers-artistas, cujas exposições temporárias estarão patentes entre Abril e Dezembro. Descobrir os seus mundos e modos de criação e expressão é a proposta dos dois Museus da Cidade, a que se associarão, para além das respetivas exposições temporárias, masterclasses, projectos educativos e pedagógicos, visitas temáticas e tantas outras ações que farão justificar, sempre, uma nova visita a cada um destes belíssimos museus.

Esteja atento(a).Teremos mais novidades em breve!

Sem comentários: