Decorre este sábado, 21 de janeiro, pelas 11h30, no Museu da Chapelaria,
a assinatura de protocolos de colaboração no âmbito do projeto internacional
“EU-LAC-MUSEUMS” que visa a promoção das relações entre a União Europeia e a
Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
Este projeto internacional envolve 8 países sendo coordenado pela Universidade de St. Andrews, na Escócia.
Em Portugal, o Programa de Mobilidade Jovem que se enquadra no pacote de trabalho "Educação em Museus para a Inclusão e Coesão Social" é coordenado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) que convidou 3 museus municipais a integrarem o consórcio nacional, a saber, o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, o Museu de Olaria, em Barcelos, e o Museu Municipal de Penafiel através do seu núcleo da aldeia de Quintandona.
O projeto EU-LAC-MUSEUMS pretende responder diretamente ao desafio de promover as relações UECELAC
através do estudo das ligações estreitas entre a Europa (UE) e a América Latina e Caribe (ALC) no domínio da museologia comunitária.
Para enfrentar este desafio, o EU-LAC-MUSEUMS reúne uma equipe de líderes académicos, profissionais de museus e decisores políticos eleitos pelas Alianças Regionais Europeias e da América Latina e Caribe do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e está empenhado em explorar as dimensões cultural, científica e social das relações EULAC.
Através de uma série de pacotes de trabalho temáticos, este projeto irá trabalhar o tema "Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe".
Mais informações em
Sem comentários:
Enviar um comentário