sexta-feira, janeiro 22, 2016

10ª FEIRA DA CIÊNCIA

Chegou ao fim mais uma Feira da Ciência, que decorreu no Museu da Chapelaria entre os dias 11 e 22 de janeiro.
A Feira da Ciência é uma organização do projeto ‘Pequenos Cientistas Sanjoanenses’ da Câmara Municipal de S. João da Madeira que, este ano, envolveu as 9 escolas do 1º ciclo e os 10 Jardins-de-Infância do concelho, num total de cerca de 2000 crianças.
No ano em que assinala a sua 10ª edição, as crianças tiveram a oportunidade de observar e participar em várias experiências como o “Semáforo”, “Areia hidrofóbica”, “Mancha que desmancha”, “Pilha de limões”, “Bateria de forminha de gelo” e “Super espuma”. Puderam ainda realizar observação de seres vivos em microscópio e projetor caseiro e testar a gastronomia molecular. Deste leque de experiências, a “Areia hidrofóbica” e a “Super espuma” fizeram as delicias dos mais novos.
Durante a primeira semana, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Casa do Ambiente, onde lhes foi explicada a importância da reciclagem e como deve ser feita. Na segunda semana visualizaram um vídeo intitulado “ A água e o clima”, que abordou a importância da água e alertou para a questão do aquecimento global.
No dia aberto às famílias, 16 de janeiro, foram cerca de 50 as famílias que visitaram a Feira da Ciência. Pais e filhos partiram à descoberta das várias experiências, nomeadamente, da “Serpente de Faraó” que se revelou um dos momentos altos desta divertida tarde.
A Feira da Ciência tem como objetivo primordial tornar estas experiências numa mais valia para a aprendizagem das crianças, em áreas científicas tão diferentes como a química, a biologia, a física, a geologia e as ciências da nutrição.
No próximo ano a Feira da Ciência estará de volta para a sua 11ª edição, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento das crianças através de experiências divertidas e pedagógicas.

Sem comentários: