quinta-feira, outubro 08, 2015

Novos núcleos museológicos e novas exposições a partir de sábado

A partir de sábado, 10 de Outubro, os visitantes do Museu da Chapelaria serão surpreendidos por dois novos núcleos expositivos permanentes que contam uma parte da história da cidade através da história de vida de dois homens.

António José de Oliveira Júnior e Manoel Vieira Araújo dedicaram a sua vida à indústria chapeleira mas também ao desenvolvimento económico, social e cultural da sua cidade, quer enquanto políticos quer enquanto beneméritos.

A inauguração dos dois núcleos decorre no sábado, dia 10 de outubro, pelas 16h, integrando as comemorações do 10º aniversário do Museu da Chapelaria e as comemorações da Elevação Concelhia.

Ainda no âmbito destas celebrações será inaugurada a última exposição temporária do ano. Intitulada “A Volta ao Mundo em Muitos Chapéus” esta exposição insere-se no contexto temático de 2015 que revisitou algumas das mais importantes doações ou depósitos de colecções de chapéus, pondo em evidência não apenas a generosidade daqueles que têm colaborado e ajudado o Museu a ampliar, em quantidade e qualidade, o seu acervo, como também, a investigação que daqui tem resultado e que permitiu perceber melhor o verdadeiro papel social e cultural deste acervo.



PROGRAMA | 10 DE OUTUBRO

16h00 – Inauguração do Núcleo Expositivo COMENDADOR ANTÓNIO JOSÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR. O EMPRESÁRIO VISIONÁRIO
16h15 – Inauguração do Núcleo Expositivo VIEIRA ARAÚJO. O HOMEM E O EMPRESÁRIO, seguida da assinatura do Protocolo de Depósito de Bens – Coleção Vieira Araújo
16h45 – Inauguração da exposição temporária A VOLTA AO MUNDO EM MUITOS CHAPÉUS
17H00 – Porto d’honra



SOBRE AS EXPOSIÇÕES

COMENDADOR ANTÓNIO JOSÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR. O EMPRESÁRIO VISIONÁRIO
Nascido a 17 de Abril de 1864 e filho de chapeleiro, António José de Oliveira Júnior fundou, em 1914, a Empresa Industrial de Chapelaria, iniciando uma nova era na história industrial da cidade. Figura de relevo pelo grande contributo no desenvolvimento económico, industrial e social de S. João da Madeira, Oliveira Júnior desempenhou importantes funções públicas, quer enquanto político, quer enquanto primeiro Provedor da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.


VIEIRA ARAÚJO. O HOMEM E O EMPRESÁRIO
Figura proeminente da cidade, Vieira Araújo foi um extraordinário industrial, tendo fundado, em 1919, a Vieira Araújo & C.ª, que se dedicou à produção de chapéus. Em meados do século XX, diversificando as suas atividades criou a fábrica de Lápis VIARCO. Paralelamente, foi ainda Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira entre 1954 e 1962, tendo prestado particular atenção ao desenvolvimento cultural da sua terra.


A VOLTA AO MUNDO EM MUITOS CHAPÉUS
Em 2005 e, tal como ficou prometido em vida, Daniel Serra Vaz, grande colecionador de chapéus, doou ao Museu da Chapelaria a sua coleção com mais nove centenas de chapéus. Sete anos depois, Manuel António de Morais Pinho, também ele colecionador de chapéus, coloca em depósito no Museu da Chapelaria a sua coleção com cerca de 150 chapéus. Em comum, estes dois colecionadores têm o facto de terem reunido chapéus provenientes de todo o Mundo, que foram adquirindo nas muitas viagens que fizeram.
Nesta exposição, e pela primeira vez, o Museu da Chapelaria irá apresentar as duas coleções relacionando-as com a diversidade cultural, social e identitária dos países que representam.


Sem comentários: