terça-feira, novembro 11, 2014

AMANHÃ | [i]REC : Entrega de Prémios : Vídeos realizados pelas crianças das escolas locais sobre a indústria sanjoanense

O [i]REC é um festival de vídeo centrado na recolha e divulgação do património histórico e industrial de S. João da Madeira. Os trabalhos, sob o formato de documentário, focaram-se em visões originais onde expõem a importância da indústria no desenvolvimento da região, nomeadamente, através da recolha de testemunhos dos seus mais diretos intervenientes, quer no que diz respeito ao passado quer no presente.
Os jovens sanjoanenses partiram à descoberta das raízes do concelho e fizeram a recolha de imagens e sons sobre temas que vão desde o levantamento do património industrial à recolha de depoimentos de ex e atuais trabalhadores das diferentes indústrias do concelho, registando tudo em formato audiovisual esta herança cultural imaterial.
Existem três prémios para os trabalhos que melhor valorizam cada uma das três categorias indicadas:
- Argumento: levantamento histórico e industrial da cidade ao nível dos conteúdos e da narrativa.
- Criatividade: levantamento histórico e industrial da cidade ao nível da criatividade e originalidade.
- Realização: levantamento histórico e industrial da cidade ao nível da execução técnica.
Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de S. João da Madeira, da Universidade de Aveiro e dos agrupamentos de escolas de S. João da Madeira, integrada nas atividades do programa “Redes de Conhecimento para o Desenvolvimento de S. João da Madeira”.

Sem comentários: