domingo, junho 02, 2013

Exposição Assimetrias da Cidade

 

Inaugura na próxima terça feira, dia 4 de junho a exposição "Assimetrias da Cidade" fruto do trabalho desenvolvido, ao logo do ano letivo 2012/2013, com as escolas de São João da Madeira no âmbito do Projeto Educativo Municipal.


No âmbito do projeto "Assimetrias da Cidade" os alunos das escolas de São João da Madeira foram desafiados a percorrerem as ruas e ruelas da cidade, com o intuito de explorarem o património arquitectónico deste concelho.

Com esta caminhada, os alunos ficaram a conhecer um interessante conjunto de edifícios históricos e industriais e as suas histórias para, na sessão seguinte, em contexto de sala de aula, projetarem a sua visão criativa sobre os contornos desta cidade.
As sessões na escola foram várias e com o intuito de conhecerem o processo da Cianotipia, que foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel. 
 
A técnica da Cianotipia foi descoberta por Sir John Herschel, notável cientista, cuja atividade principal era a astronomia. 
 
O nome desta técnica vem do resultado final que apresenta um efeito azulado. Isto acontece pelo fato de se basear em sais de ferro. Também é conhecida como ferroprussiato ou "Blueprint". Não é um processo para produzir negativos, mas cópias em papel. A emulsão é muito lenta. A cópia é obtida por contacto com uma luz rica em UV, podendo ser a própria luz do sol. Nesse caso, a impressão pode demorar entre 15 a 45 minutos, dependendo da densidade da luz natural e da densidade do negativo. Após o tempo de exposição, a folha de papel é lavada em água corrente por alguns minutos e, ao secar, a imagem adquire tons azuis bem saturados. 
 
Após as sessões, nas quais os alunos ficaram a conhecer melhor o património arquitetónico da cidade e depois de projetarem a sua visão criativa sobre os contornos da cidade, apresenta-se, a partir de terça feira, dia 4 de junho, a exposição "Assimetrias da Cidade" patente na sala multimédia da exposição de longa duração do museu.
 
Visite-nos!
Entrada gratuita.

Sem comentários: