sexta-feira, setembro 21, 2012

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO


DE 28 A 30 DE SETEMBRO

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, e que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. 
A Direção‐Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2012, o tema “O Futuro da Memória”, com o qual pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro. 
Para este ano o Museu da Chapelaria e o seu Serviço Educativo propõe o seguinte programa:

DIA 28

9h00 – INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA » CHAPÉUS DE PALHA
A forte influência cultural dos emigrantes portugueses, sobretudo, dos que regressavam do Brasil, introduziu nas fábricas de chapéus diversas inovações, especialmente, ao nível dos chapéus de verão. A palha foi, neste contexto, a matéria mais trabalhada pela Empresa Industrial de Chapelaria para esta época do ano. Esta exposição irá pela primeira vez apresentar a coleção de máquinas e matérias-primas da cadeia operatória da palha e diversos chapéus produzidos pela Empresa Industrial de Chapelaria e que atualmente integram o espólio do Museu da Chapelaria, juntamente com diversos testemunhos e memórias desta secção.

10h00 e 15h00 – WORKSHOP DE RESTAURO » Oficina de conservação preventiva
Partindo das experiências de trabalho do Museu da Chapelaria, os participantes terão a oportunidade de conhecer um dos mais importantes serviços do museu e participar ativamente numa ação de conservação preventiva e restauro.

11h30 e 17h00 – VISITA ORIENTADA EM PORTUGUÊS E INGLÊS (marcação prévia)
Visita temática sobre o processo de fabrico de chapéus de feltro e da importância social e cultural do chapéu

15h30 – À DESCOBERTA DAS MÁQUINAS
Usando diferentes formas geométricas, o contraste de cores e modelos reais, os participantes são desafiados a reconstruir algumas máquinas do museu e a conhecer profundamente as vidas dos operários que nelas laboraram.

DIA 29


11h00 - OFICINA Eu uso chapéu… mas não na cabeça

14h30 – PEDIPAPER NO MUSEU 
Este é um momento de participação e descoberta do museu. Apelando aos seus sentidos, os participantes são convidados a encontrar um conjunto de respostas e a resolver várias atividades que os levarão a conhecer as grandes temáticas da chapelaria

16h30 - SE EU FOSSE CHAPELEIRO...
Visualizando um filme sobre a evolução do chapéu e partindo de um simples feltro, os participantes são desafiados a reinventar um chapéu, criando um objecto utilitário ou até decorativo. Os produtos finais ficarão em exposição no museu. "

TODO O DIA - VISITA ORIENTADA EM PORTUGUÊS E INGLÊS (marcação prévia)
Visita temática sobre o processo de fabrico de chapéus de feltro e da importância social e cultural do chapéu

DIA 30

TODO O DIA (participação livre)
Jogos culturais (trivial, jogo da glória, memória, puzzles)
Depois de visitar as exposições do museu venha testar os seus conhecimentos com os nossos jogos culturais"

Sem comentários: