sexta-feira, abril 13, 2012

Atelier de reciclagem criativa

 

No âmbito da exposição de reciclagem interactiva, patente no Centro Comercial 8ª Avenida de 14 a 22 de Abril, a Tetra Pak promove, no dia 17, em parceria com o Museu de Chapelaria de São João da Madeira, um atelier de reciclagem criativa para o qual convida as escolas e as crianças do concelho desafiando-os a produzirem, no local e com a ajuda de monitoras, réplicas dos mais típicos chapéus portugueses a partir de embalagens usadas.

Com esta iniciativa, a Tetra Pak pretende celebrar a arte da chapelaria local e alertar para a importância da reciclagem das suas embalagens que, depois de usadas, devem ser sempre depositadas no ecoponto amarelo. Recorde-se que as embalagens da Tetra Pak são totalmente recicláveis e que a reciclagem de uma tonelada de embalagens de cartão para alimentos líquidos evita o abate de cerca de 15 árvores adultas e a emissão de perto de 900 kg de gases com efeito de estufa. 

Com acesso gratuito, esta exposição alerta para a importância da separação selectiva das embalagens de cartão para alimentos líquidos (muito usadas pelas famílias para o consumo de leite e sumos) e da sua reciclagem, demonstrando de forma interactiva, como se processa a reciclagem de uma embalagem da Tetra Pak após a sua colocação no Ecoponto Amarelo.

A exposição é composta por 3 módulos - o Ecoponto Amarelo, a Fábrica da Reciclagem e o Atelier das Embalagens - organizados através de um trajecto que inclui jogos para as crianças e adultos, visionamento de filmes didáticos, ateliers de reciclagem e outras actividades lúdicas.

Uma equipa de monitores acompanha os visitantes ao longo de todo o percurso da exposição, propondo actividades e coordenando o atelier de reciclagem, onde os visitantes são convidados a dar nova vida às embalagens da Tetra Pak transformando embalagens em chapéus e em outros objectos úteis como porta-moedas, porta-chaves, ganchos, pregadeiras, etc., que podem depois levar para casa.

A exposição de reciclagem interactiva faz parte do plano de acções de informação ambiental da Tetra Pak direccionadas para o público juvenil, uma área de actuação permanente e prioritária para a empresa.

Através da campanha “Sim, é no Amarelo”, a Tetra Pak mobilizou já centenas de escolas portuguesas e milhares de alunos e famílias para a correcta deposição das suas embalagens no Ecoponto Amarelo promovendo diversas acções de esclarecimento, workshops de reciclagem, distribuição de material didáctico e campanhas de publicidade exterior.

A exposição de reciclagem interactiva da Tetra Pak estará patente no centro comercial 8ª Avenida, na Av. Dr. Renato Araújo 1625, em S. João da Madeira, das 10h00 às 21h00, desde o dia 14 de Abril até dia 22 de Abril.

Sem comentários: