sexta-feira, março 09, 2012

Inauguração da Exposição - FELTRANDO


Projeto FELTRANDO

O Projeto FELTRANDO, surge no seguimento do projeto “Trapézio Com Rede” do Trilho - Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira iniciado em 2009 e finalizado em 2011.

O Projeto esteve a cargo do Trilho - Santa casa da Misericórdia e procurou otimizar e manter as estruturas iniciadas e alcançadas pelo “Trapézio Com Rede”, desde a utilização das instalações, das ferramentas do atelier de Escultura até aos participantes, mas principalmente na ocupação dos participantes nesse mesmo ateliê.

Os participantes desenvolveram actividades tecnológicas relativas ao feltro sob a orientação da Escultora Filomena Almeida.

No Projeto FELTRANDO é o feltro o protagonista principal. Todo o trabalho desenvolveu-se na investigação possível dos conceitos e das tecnologias do feltro como resíduo industrial, assentes nos requisitos do Re-Design, e do Design Sustentável.

Este processo teve e terá, no seu desenrolar, em conta as referências históricas das atividades económicas da cidade de S. João da Madeira relacionadas com o Feltro, que hoje estão perpetuadas no Museu de Chapelaria de S. João da Madeira, e na continuação do fabrico de feltro para todo o mundo na empresa Fepsa, feltros de Portugal.

O Projeto Feltrando, apresenta-se agora ao público, no Museu de Chapelaria, na sala dos "Usos Socais".


 

 

 

 

Parceiros:
Museu de Chapelaria de S. João da Madeira; Fepsa, Feltros de Portugal


Sem comentários: