quarta-feira, março 30, 2011

o Chapéu e o Teatro


A Associação dos Amigos do Museu organiza no dia 07 de Abril, quinta-feira, às 21h30, uma conferência intitulada "O Chapéu no Teatro", que conta com a participação do actor António Durães, actualmente um dos professores mais conceituados de encenação no ESMAE (Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto) e do professor, cenógrafo e aderecista António Moura Pinheiro.


António Durães, que surge semanalmente na série de ficção da RTP “Conta-me como foi”, estudou teatro na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora, sendo actor profissional desde 1984. Já trabalhou com a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Nacional S. João, o Teatro Nacional D. Maria II, o Seiva Trupe, os Artistas Unidos e o Centro Cultural de Belém, entre outros.
Desde 1995 que trabalha como encenador, tendo realizado diversos espectáculos para a Companhia de Teatro de Braga, como O Fetichista, de Michel Tournier, O Arquitecto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal, Póquer na Jamaica, de Evelyne Pieiller, todos no Teatro Circo, ou O Doido e a Morte, de Raul Brandão, e A Estalajadeira, de Carlo Goldoni, no Espaço Alternativo PT, entre muitas outras.
Para o grupo Mão Morta encenou Maldoror, espectáculo realizado a partir de excertos de Os Cantos de Maldoror do Conde de Lautréamont.
Desde 2000 é professor da disciplina de Interpretação no Curso de Teatro do ESMAE.

António Moura Pinheiro é Director do Departamento de Teatro do ESMAE, instituição onde também lecciona, tendo uma ampla actividade e experiência como cenógrafo e aderecista em várias produções importantes.

Sem comentários: