terça-feira, dezembro 14, 2010

Serviço Educativo do Museu é distinguido com prémio





Decorreu ontem, no Museu do Oriente, a entrega dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) que distingue, anualmente, os melhores museus em diversas categorias.


O Museu da Chapelaria recebeu uma Menção Honrosa na Categoria de Melhor Serviço de Extensão Cultural, sendo assim distinguido o intenso trabalho didáctico e pedagógico que vem sendo realizado pelo seu Serviço Educativo.

Relembramos que cabe ao serviço educativo estabelecer a ligação e a comunicação permanente com os diversos públicos do museu, contextualizando os visitantes no espaço e tempo da produção dos chapéus, recorrendo para tal a abordagens sensoriais e experimentais das colecções.

Neste sentido, o serviço educativo tem vindo a organizar diversos programas orientados em função das necessidades dos diferentes grupos de públicos.

Estes programas incluem visitas orientadas com exploração pedagógica quer ao museu quer ao restante património industrial do Concelho (vejam-se por exemplo as recentes “caminhadas" pelo Património Industrial do Concelho), Oficinas Temáticas que visam explorar pedagogicamente o espólio do museu, a celebração de datas comemorativas, as acções de sensibilização e dinamização dos espaços patrimoniais, a promoção e desenvolvimento de projectos escolares, etc.

A atribuição deste prémio pela APOM constitui assim um importante reconhecimento da qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em todas estas áreas pelas técnicas do serviço educativo e, naturalmente, um estímulo e uma responsabilização maior para fazermos mais e fazermos melhor.

À APOM o nosso profundo agradecimento por esta distinção.



Sem comentários: