quarta-feira, setembro 08, 2010

Jornadas da Educação no Museu da Chapelaria


Legenda: Apresentação em slide com fotografias da sessão de abertura das Jornadas de Educação


Assinalar o início do novo ano lectivo com o debate e a reflexão em torno das novas e persistentes questões sociais e humanas enfrentadas pela Escola nos dias de hoje é o mote para as Jornadas da Educação organizadas pelo Município de S. João da Madeira e que estão a decorrer desde ontem no Museu da Chapelaria.




Dos temas em debate destaca-se, no dia 7, “Violência em meio escolar: quando a incivilidade impera” por João Mateus Figueiredo, psicólogo; “O Professor como mediador na resolução de conflitos”, por Elisabete Pinto da Costa, docente da Universidade Lusófona; “Factores indutores de stress nos docentes”, por Anabela Pereira, docente da Universidade de Aveiro, “Como dar às crianças uma educação para a inteligência emocional”, por Manuela Queirós, professora da EB 2,3 de S. João da Madeira e “A inteligência emocional como facilitador do sucesso educativo” pela investigadora Ivete Azevedo.


O programa de hoje arranca com a conferência de Rui Matias Lima, da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, sobre “Escolhas Alimentares saudáveis”, como mote para apresentação de uma investigação realizada junto das crianças de S. João da Madeira.
Os trabalhos das jornadas continuam com o painel “Educação para a saúde na escola”, por Virgínia Monteiro, médica do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga. “A (im)pertinência da Educação Sexual das Escolas” será abordada por Paula Allen, psicóloga da Associação para o Planeamento da Família.
Pedro Rosário, docente da Universidade do Minho, estará em foco como orador do tema “Estratégias para combater o insucesso escolar” e Diana Alves, docente da Universidade do Porto, encerrará as jornadas abordando o tema “Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita”.

Sem comentários: