quinta-feira, outubro 15, 2009

NARRANDO A EUROPA



O projecto European Memories - "Memórias Europeias" - tem o prazer de convidar todos os cidadãos europeus, homens e mulheres de qualquer idade e cultura, para participar na competição europeia "Narrando a Europa".
Com esta iniciativa pretende-se escutar e dar visibilidade às experiências e às mil faces que constituem a Europa de ontem e de hoje.
Histórias do presente e do passado e também desejos e "utopias", que ajudam a imaginar futuros possíveis para a Europa.
Os trabalhos devem ser enviados à Associação VIDA (Av. das Cruzes 718, 4535-011 Lourosa, vida@viver.org) até 30 de Outubro de 2009.
 
QUEM E COMO

São convidados a participar no concurso todos os cidadãos europeus, homens e mulheres de todas as idades e culturas.
As histórias podem ser contadas na primeira pessoa, através de escritos autobiográficos, fotos, narração ou vídeo, ou, em alternativa, o participante pode recolher e contar histórias de outras pessoas, histórias que considere interessantes e úteis para os outros.
 
Temas da competição

Os temas propostos para esta segunda edição do concurso estão divididos em três áreas.

A - EXPERIÊNCIAS DE PERTENCER À EUROPA

Há momentos ou episódios da sua vida em que experimentou um sentimento de pertença à Europa? Pode ser uma viagem, reuniões, acontecimentos pessoais ou públicos... Como descreveria essa sensação?

B - ENRAIZAMENTO EUROPA (PENSAMENTO DIVERSIDADE)

Nesta secção do concurso queremos convidamos os cidadãos europeus a contar a sua história pessoal e experiências em geral, ou acontecimentos históricos, tradições e aspectos da cultura na vida quotidiana. Desta forma, propomos a todos os participantes uma visita pela Europa, procurando o que torna os cidadãos europeus diferentes, e que os tornam iguais na hora certa. Podemos talvez dizer: "Nós somos iguais, porque somos diferentes."?

Viajar na Europa

A Europa tem, ao longo do tempo, aberto as suas fronteiras para aos seus cidadãos. Por isso, muitas pessoas viajam pela Europa, de férias, por trabalho ou necessidade ... Muitas são também as experiências de migração da Europa para outros continentes (especialmente no passado), ou de outros continentes para a Europa ... Como é que a experiência de viajar na Europa, ou a partir de e para a Europa, mudou sua vida? De que

 
C - UMA OUTRA EUROPA É POSSÍVEL (EM CONSTRUÇÃO)

Experimente contar uma experiência de compromisso social para uma outra Europa possível. Pode ser uma experiência de práticas alternativas em diferentes áreas em relação às lutas pela afirmação dos direitos humanos e da democracia: trabalho, economia de solidariedade, sem abrigo, as minorias, intercultura, religião, o diálogo político, ambiente, saúde, educação, justiça, paz, serviços públicos, participação, etc.

Línguas

As histórias podem ser apresentados nas seguintes línguas: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Dinamarquês, Holandês, Búlgaro, Italiano e PORTUGUÊS.
 
COMO SUBMETER OS TRABALHOS A CONCURSO

Para participar na edição 2009-2010 do Concurso, OS TRABALHOS DEVEM SER APRESENTADOS ATÉ 30 DE OUTUBRO DE 2009. Trabalhos após esta data já não participararão nesta edição do concurso podendo eventualmente ser seleccionados para participar no ano seguinte. Os trabalhos podem ser apresentados das seguintes formas:

* Por correio, endereçada ao concurso "Narrando a Europa", Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo, Av. das Cruzes, 718, 4535-011 Lourosa, com o formulário de participação e o formulário de descrição do trabalho em anexo (ambos poderão ser descarregados da página ou solicitados ao secretariado do concurso).

* Por e-mail, endereçado a vida@viver.org, com o formulário de participação e o formulário de descrição do trabalho em anexo (ambos poderão ser descarregados da página ou solicitados ao secretariado do concurso). Mesmo no caso de ser enviado por correio electrónico o material deve ser entregue em versão digital, em CD-rom ou em qualquer outro suporte digital apropriado.
 

AS MELHORES HISTÓRIAS, SERÃO TRADUZIDAS NAS SETE LÍNGUAS DO PROJECTO, SERÃO PUBLICADOS EM LIVRO, E OS AUTORES SERÃO CONVIDADOS PARA O FESTIVAL EUROPEU DA AUTOBIOGRAFIA QUE OCORRERÁ EM ITÁLIA, PIEVE SANTO STEFANO (TOSCANA), DURANTE O EVENTO FINAL DO PROJECTO.

Os trabalhos devem ser enviados à Associação VIDA (Av. das Cruzes 718, 4535-011 Lourosa, vida@viver.org) até 30 de Outubro de 2009
 
A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA.







Sem comentários: